Você sabe quais são as que mais fazem mal pro seu coração?
Sabe aquele velho ditado: o que não mata, engorda! O problema é que algumas coisas não só engordam – e muito -, como também podem matar aos poucos. Listamos os 10 tipos de alimentos mais prejudiciais à saúde. Cuidado com eles!
1 – Refrigerantes e bebidas energéticas
Dizer a quantidade de calorias de uma alimento pode não ser uma tarefa fácil, pois existem várias marcas e suas composições podem varias bastante. Apesar dos refrigerantes diet ou ‘zero’ não terem calorias, não faz bem para saúde e beber refrigerante sempre vem com outras desvantagens, como celulite (inimiga mortal de toda mulher). Outras bebidas energéticas e açucaradas também são recheadas de calorias e não muito amigas da saúde.
2 – Bebidas alcoólicas
Geralmente são os homens que possuem “barriga de chope”, mas cada vez mais mulheres estão se tornando fãs de uma cervejinha gelada. Acontece que o álcool é muitas vezes esquecido em dietas. Parece que quando você toma algo, não tem a noção do quanto engorda com isso. Porém, entre todos os líquidos, as bebidas alcoólicas estão entre os mais calóricos.
3 – Doces
Ah, os doces! Só de pensar já dá vontade de comer! É muito difícil ficar sem, mas por causa dos ingredientes que vão neles (geralmente muito açúcar, óleo, manteiga), as delícias são bem calóricas. Por exemplo, apenas 10 gramas de fudge de chocolate têm 158 calorias. 200 gramas de chocolate ao leite têm incríveis 1044 calorias. Ah, então você prefere comer uma fruta? Cuidado. Algumas são bastante calóricas. A banana, por exemplo, tem em média 120 calorias!
4 – Sorvete
Poderia estar entre os doces, mas merece uma categoria inteira porque é megacalórico. Mesmo os picolés não são necessariamente mais saudáveis ou menos calóricos que o sorvete de massa, porque, apesar de conter menos gordura, tem grande variedade de açúcares.
5 – Carnes
As pessoas não gostam de trocar um bom bife por um peixinho saudável, mas esse pode ser um bom negócio. A proteína da carne faz bem, mas muita carne vermelha faz mal, e o peixe, como todos sabem, tem muitos benefícios para a saúde e é menos calórico. Os peixes são mais saudáveis se consumidos crus, cozidos ou assados. Na verdade, o mesmo ocorre com a carne, que perde nutrientes e fica mais calórica quando frita.
6 – Massas e pizzas
Dois dos pratos mais comidos no mundo inteiro: massa e pizza. Como não amar? Nem precisa se estender muito no assunto, mas cuidado com o macarrão instantâneo (“miojo”): Espaguete Nissin instantâneo (1 pacote de 85 g): 422 calorias.
7 – Petiscos
Uma pipoquinha, um amendoim, uma porção de batata frita, podem vir acompanhados de obesidade, ataque cardíaco, e outras condições. O problema não sempre são os alimentos em si: a batata, a pipoca (que sem nada pode ter 20 calorias): é a fritura, o sal, a manteiga…
8 – Sanduíches de fast food
Qualquer sanduíche é calórico, mas sua intuição está certa: os de fast food são mais. Deixe a visita ao McDonald’s para de vez em quando!
Big Mac McDonald’s (1 unidade de 204 g): 504 calorias
Cachorro quente com molho de tomate Bob’s (1 unidade de 130 g): 291 calorias
Cheddar McMelt McDonald’s (1 unidade de 181 g): 507 calorias
McChicken McDonald’s (1 unidade de 176 g): 454 calorias
Quarteirão com queijo McDonald’s (1 unidade de 202 g): 558 calorias
Sanduíche de atum com salada Bob’s (1 unidade de 228 g): 377 calorias
9 – Queijos
Os queijos são bastante calóricos. Em comparação com outros alimentos, eles têm muita caloria em poucas gramas, como alguns doces. Triste notícia! Para se ter ideia, o queijo Americano Pasteurizado (30 g) possui 101 calorias e o queijo de mussarela (28 g): 80 calorias!
10 – Arroz e feijão
O nutricionista francês Pierre Dukan comentou em visita ao Brasil que os jovens estão muito mais gordos que seus pais, e que o excesso de peso brasileiro pode ser contido com uma moderação no consumo de feijão com arroz. Então, fica a dica e vamos comer com moderação!
Fotos: Reprodução