Essa semana, mais precisamente na segunda-feira (23), foi celebrado o Dia Mundial do Livro. A gente nem precisa ressaltar o quanto é importante ler, se deixar levar pela imaginação, criar universos e personagens enquanto cada página é virada. Mas tem vezes que queremos saber a visão de outras pessoas para aquele mesmo universo. E aí, nada melhor do que assistir a bons filmes baseados em livros, certo?
As chamadas adaptações estão cada vez mais na moda. Hoje em dia, é até difícil saber quem veio antes, o livro ou o filme! hehehe Seja como for, é sempre bom ler o livro, ver o filme e depois, claro, comparar os dois. E para ajudar nessa missão, separamos 10 filmes baseados em livros que estão disponíveis na Netflix! Vamos nessa viagem?
Um Dia
Preparem a caixinha de lenços, porque a emoção é grande… Baseado no best-seller de David Nicholls, o filme – e o livro! – trata da amizade entre Emma e Dexter. Eles se conhecem em 15 de julho de 1988 e essa data acompanhará a vida dos dois durante 20 anos. A cada ano, vemos o que mudou na vida de ambos, os amores, desamores, ilusões e trabalho de cada um deles.
Diário de um Jornalista Bêbado
Johnny Depp estrela esta adaptação da obra de Hunter S. Thompson que fala sobre um jornalista beberrão que se muda para Porto Rico e se apaixona por uma mulher comprometida. Uma comédia que entrou para a lista dos clássicos da carreira do ator e que ganhou boas críticas.
Querido John
Não tem como falar de filmes baseados em livros sem citar ao menos um que seja uma adaptação de alguma obra de Nicholas Sparks. Pois bem, com Querido John, a receita é parecida: um casal jovem, um amor arrebatador e algo que acaba os separando, distanciando, até que eles se reencontram em busca de tentar resgatar o sentimento. Porém, sempre com um final surpreendente. Uma história simples, porém comovente, dessas perfeitas para assistir – ou ler! – em um dia de chuva…
Foi Apenas Um Sonho
O longa traz o reencontro entre Leonardo DiCaprio e Kate Winslet, agora em papéis bem diferente dos que os consagraram em Titanic. Ela é April, uma dona de casa que abandonou o sonho de ser atriz ao se casar. Ele é Frank, um homem que tem um bom emprego, porém extremamente tedioso. Os dois vivem, nos anos 1950, o peso de um relacionamento no qual ambos abriram mão dos seus sonhos. E agora: eles devem permanecer no conformismo ou ir em busca do que desejam? O longa é inspirado no livro norte-americano Revolutionary Road, escrito por Richard Yates
Jogo Perigoso
Baseado na obra homônima de Stephen King, o longa traz a história de um casal que está com a relação desgastada pelo tempo. Na intenção de renovar a chama, eles partem em uma viagem rumo a uma casa que fica em uma região isolada. Lá, o marido propõe alguns jogos eróticos e quer algemar a esposa à cama. Ela hesita, mas acaba participando. Acontece que, uma vez presa, o marido acaba tendo um ataque e morrendo. Logo, ela tenta encontrar uma forma de se soltar e sobreviver, em meio à lembranças de abusos sofridos por ela no passado. #Tenso!
12 anos de escravidão
O longa é ganhador do Oscar de Melhor Filme de 2014 e adaptador do romance de Solomon Northup. Nele, acompanhamos a história de um escravo liberto que é sequestrado, acorrentado e vendido novamente como escravo. Poe 12 anos, ele aguenta humilhações e violência para sobreviver nas mãos de dois diferentes donos, até conseguir conquistar sua liberdade novamente.
Obssessão
Com um elenco que traz nomes como Nicole Kidman, John Cusack, Matthew McConaughey, Zac Efron e mais, o longa traz a história de dois irmãos que partem em uma investigação após uma mulher misteriosa os convencer que um condenado, no corredor da morte, é inocente neste crime. O thriller policial é baseado no livro de Pete Dexter.
Tão Forte e Tão Perto
Pode deixar mais lencinhos de papel por perto! Neste filme, acompanhamos a história do jovem Oskar, que tem a ideia fixa de que o pai lhe deixou uma mensagem antes de morrer no atentado de 11 de setembro. Logo ele embarca em uma emocionante aventura em Nova York. O livro que deu origem ao filme na verdade se chama Extremamente Alto e Incrivelmente Perto, e foi escrito por Jonathan Safran Foer.
Orgulho e Preconceito
Se você está curtindo a nova novela das 18h, Orgulho & Paixão, vai gostar deste filme. Orgilho e Preconceito é baseado no livro homônimo da escritora Jane Austen. Nele, acompanhamos a família Benett, cuja matriarca sonha em ver as cinco filhas casadas. Porém a mais velha, Elizabeth, quer algo diferente para seu futuro. Quando uma família chega à cidade, ela vê sua irmã cair nas graças do novo vizinho, que é rico. Porém, o melhor amigo dele, Darcy, é extremamente preconceituoso, e acredita que o que as irmãs Benett querem é o dinheiro dele. Logo os encontros entre Darcy e Elizabeth se tornam mais frequentes, e, apesar dos dois afirmarem não se gostar, nasce entre eles um sentimento diferente. Reconheceu a história? Então, ótima pedida para quem curte um bom romance!
Na Natureza Selvagem
Esse filme – e ainda mais o livro! – vai te deixar com vontade de arrumar a mochila e cair na estrada! Nele, acompanhamos a trajetória real de Christopher McCandless – ou Alexander Supertramp – que abandonou a família, dinheiro e amigos em busca de um sonho: viver a vida de verdade, longe da humanidade capitalista e viajar pelos Estados Unidos rumo ao Alasca. Porém, infelizmente, a Natureza não foi tão bondosa com ele, e o filme tem um desfecho simplesmente impressionante. É, no mínimo, inspirador.
Agora não tem mais desculpa para deixar aquele livro na estante, hein?
Fotos e vídeos: Reprodução