O primeiro final de semana do Rock in Rio passou, mas o clima de festival não vai passar tão cedo. Afinal, ainda tem muito mais música para rolar na cidade do Rock agora em 2022. No entanto, os palcos do evento já foram testemunhas de diversos shows inesquecíveis. E hoje vamos relembrar alguns desses momentos icônicos da história de todos os Rock in Rios!
1 – Queen no primeiro Rock in Rio, em 1985 – o rei dos shows inesquecíveis!
Existem várias apresentações memoráveis ao longo dos 37 anos que o Rock in Rio existe. No entanto nenhuma marcou tanto quanto a da banda Queen no primeiro Rock in Rio. O grupo tocou em duas noites diferentes em uma performance grandiosa. mas o que ficou mais guardado na memória por o público e suas milhares de vozes cantando Love of My Life em um emocionante coral.
2 – A chuva de borboletas no show do Coldplay em 2011
Outra banda conhecida por suas apresentações grandiosas é o Coldplay – inclusive eles são um dos grupos mais aguardados deste ano. Pois bem, em 2011 foi realizada a quarta edição do Rock in Rio e o Coldplay estava em plena turnê de Viva la Vida, um de seus álbuns de maior sucesso. E não bastasse um show incrível e cheio de sucessos do começo ao fim, a chuva de papel picado no formato de borboletas encantou os presentes.
3 – A sempre diva Beyoncé dançando funk em 2013
Provando que por onde passa, deixa sua marca, a presença de Beyoncé na edição de 2013 do festival ainda hoje é inesquecível para os fãs. Na ocasião, a diva Bey fez questão de mostrar que também entende de cultura brasileira e se jogou no funk, arriscando até um pouco de passinho ao som do clássico “ah lelek, lek, lek”… Impossível esquecer!
4 – A esperança de Cazuza no show do Barão Vermelho em 1985
O grupo Barão Vermelho era tão iniciante em sua carreira quanto o próprio Rock in Rio, e o encontro dois dois foi algo memorável. A ditadura militar havia caído, Tancredo havia sido eleito e um emocionado Cazuza enlouqueceu a plateia ao som de Pro Dia Nascer Feliz, música que ele fez pensando na reabertura política do Brasil.
5 – A primeira vez dos Guns’N’Roses em 1991
Axl Rose subiu aos palcos brasileiros pela primeira vez em 1991 para delírio de quem foi conferir de perto o primeiro show no Brasil dos Guns’n’Roses. Não apenas o grupo entregou tudo o que prometeu, ou seja, seus grandes sucessos e muito mais, como até hoje a performance é considerada a melhor daquela edição do festival.
6 – Bruce Springsteen tocando Raul em 2013
Uma das maiores lendas do rock conquistou o público logo de cara na edição de 2013 do Rock in Rio. Bruce Springsteen abriu o show com uma versão de Sociedade Alternativa, clássico de Raul Seixas. Além disso, o show foi repleto de hits – isso sem falar na costumeira interação de Bruce com o público. teve fã que subiu no palco, garotinho cantando ao microfone e muito mais.
7 – A redenção do Red Hot Chilli Peppers em 2011
Em 2001, os norte-americanos do Red Hot Chilli Peppers eram uma das atrações mais aguardadas do Rock in Rio. no entanto, o público ficou bem frustrado com a apresentação xoxa que eles fizeram no evento. 10 anos depois, porém, a situação foi completamente diferente. O grupo se redimiu em um show que foi sucesso atrás de sucesso, entregando tudo e muito mais para os fãs.
8 – O adeus à Cassia Eller em 2001
A participação de Cassia Eller no Rock in Rio de 2001 entrou para a lista de shows inesquecíveis por uma série de motivos. Primeiro pela lista de hits que ela apresentou no evento. Segundo pelo momento icônico em que ela levanta a blusa e mostra os seios para a plateia. Mas, principalmente, por ter sido o último Rock in Rio dela, que veio a falecer no mesmo ano.
9 – A parceria entre Zé Ramalho e Sepultura em 2013
A noite do metal sempre é uma das mais disputadas de todo Rock in Rio. Mas em 2013, as guitarras pesadas do Sepultura ganharam uma companhia peculiar. Estamos falando dos violões de Zé Ramalho, nome icônico da música popular brasileira. O encontro pode até ter rolado em um palco menor, o Sunset, mas fez todos os headbangers curtiram muito o som dos dois juntos.
10 – O show arrasador de Iza no Rock in Rio 2022
A edição deste ano ainda está rolando, mas já podemos dizer que um show entrou para a história. Estamos falando da apresentação da cantora Iza no Palco Mundo na noite do último domingo (04). Iza foi a primeira headliner negra a se apresentar no palco principal do Rock in Rio. Além de entregar todos os hits e coreografias de sempre, a cantora ainda emocionou o público ao tocar ao lado de sua mãe.
Será que no próximo final de semana teremos mais shows para complementar a lista?
Fotos e vídeos: Reprodução