Longe de ser somente uma opção de lazer, a bicicleta ganha cada vez mais destaque como meio de transporte em todo o País. As vantagens em trocar o trânsito engarrafado e a falta de conforto do transporte público pela magrela são inúmeras, isso sem mencionar os benefícios do exercício físico. Para quem mora em São Paulo e gosta de pedalar a Prefeitura da cidade está dando um incentivo a mais para incentivar o paulistano a trocar o carro ou o ônibus pela bike.
A ideia é estimular o uso da bicicleta como meio de locomoção até o trabalho e integrar os diferentes tipos de modais. Para que isso ocorra, os paulistanos serão recompensados financeiramente.
Segundo a Prefeitura de São Paulo, quem fizer a troca passará a acumular créditos no bilhete mobilidade, que substituirá o atual bilhete único. Esses créditos serão calculados de acordo com a distância, o local e o horário percorridos, e poderão ser resgatados em dinheiro ou consumidos em uma rede credenciada de serviços, como em um programa de milhagem.
É óbvio as vantagens dessa iniciativa são muitas e que as mudanças terão um impacto mais significativo na cidade, como o potencial de diminuir congestionamentos, diminuição da lotação dos transportes coletivos, redução na poluição atmosférica e sonora, entre outras.
Aqui em Fortaleza também há um sistema de bicicletas interligadas ao transporte público. Instalada no início do mês de junho, anexa ao Terminal da Parangaba, as Bicicletas Integradas permitem que os usuários do Bilhete Único façam a integração gratuitamente, podendo ficar com o equipamento até 14 horas, o que possibilita, por exemplo, a pernoite com a bicicleta.
Por enquanto o projeto ainda aguarda o aval definitivo da Câmara Municipal de São paulo até o fim do ano. A previsão é de adotar o bilhete mobilidade já em 2017 e o No Pátio torce para que a iniciativa seja copiada em toda o País.
Fotos: Reprodução.