No hemisfério sul, o dia 21 de Setembro prenuncia a chegada da primavera, no dia 23, estação onde a natureza parece recuperar toda a vida que estava adormecida pelos dias frios de inverno. No Brasil, carregamos fortes laços com a cultura indígena que deu origem a este país; um deles é o amor e respeito pelas árvores como representantes maiores da imensa riqueza natural que possuímos. Os índios também utilizavam este período para iniciar a época de plantio, organizando-se pelo calendário lunar. Confirmando o carinho e respeito pela natureza, no Brasil, em 24 de fevereiro de 1965, formalizou-se o dia 21 de Setembro como o Dia da Árvore – o dia que marca um novo ciclo para o meio ambiente.
Agora que você já sabe como essa data surgiu, iremos apresentar uma novidade que tem tudo a ver com o dia! Imagina só, poder ter um jardim portátil? Isso mesmo, um jardim pronto. A iniciativa surgiu porque sempre existe o motivo de não se ter mais árvores plantadas devido a falta de espaço em meio ao concreto urbano.
A prefeitura de São Francisco, encontrou essa solução para melhorar dos espaços públicos e de convivência da cidade. As árvores foram plantadas em contiveres que vivem passeando pelo centro da cidade americana, a vegetação é exótica e com lindas samambaias. O projeto dos jardins móveis foi baptizado de “Yerba Buena Street Life Plan”.
Mas engana-se quem pensa que são apenas árvores, a ideia é criar uma relação com os habitantes da cidade que estão passando por ali, por isso são instalados também, assentos. Pode acontecer de “sobrar” uma vaguinha para estacionar na rua, e de repente ter um lindo jardim, aonde é possível sentar para tomar um café, ou ler um livro.
Ótima ideia, não é mesmo?
Imagens: Reprodução