4 dicas para controlar a compulsão por doces

Comportamento|Dicas|Fitness

Seja um sorvete, bolo ou chocolate, é bem provável que você já tenha passado (ou passa) pela situação de sentir uma vontade absurda de comer algo doce. Mas por que será que isso acontece e por que algumas pessoas têm tendência maior a sofrer com essa compulsão por doces do que outras? De acordo com especialistas em saúde, quando alimentos ricos em gordura, açúcar ou cafeína são ingeridos, áreas do cérebro responsáveis pelo vício são ativadas.

No caso dos doces, quem gosta muito tem o cérebro “viciado” pelos circuitos de prazer que o alimento ativa. Isso pode explicar, de certa forma, porque muita gente simplesmente não consegue resistir a alimentos semelhantes, mesmo que saibam o quão mal eles fazem, já que o vício em doces é semelhante ao vício em drogas. Mas como controlar a vontade de comer doces?

Infelizmente ainda não inventaram uma fórmula mágica que controle essa compulsão e para ter controle sobre ela você vai precisar no mínimo diminuir a quantidade de açúcar da sua dieta. Para ajudá-la nessa missão, selecionamos seis dicas bem fáceis de colocar em prática. Veja:

♦ Faça um diário alimentar

Muitas pessoas não se dão conta daquilo que comem, se você é uma delas e acha que está exagerado nos doces, que tal montar uma lista com tudo o que você come durante o dia e em quais horários? Quando você vê o total ingerido em uma lista, percebe que pode haver muitos nutrientes faltando na dieta. Se, ao fazer a lista, você notar que tem açúcar de sobra, corra atrás do prejuízo!

♦ Remova o estímulo

O açúcar é diferente de outros alimentos no sentido que seu desejo por ele é reforçado no momento que você se descontrola e o ingere. Por isso, por mais que pareça drástico, é preciso que você remova completamente o açúcar de sua dieta, como forma de retomar o controle de sua saúde. Se puder experimentar, pare de disparar esse gatilho por uma semana e note como se sente. Isso vai ajudar você a normalizar sua tolerância ao açúcar, e depois disso, se quiser, você pode reintroduzi-lo na sua dieta novamente, mas, claro, em quantidades menores.

♦ Procure substituições inteligentes

Hoje, é possível incluir alimentos doces em sua dieta sem apelar para os bolos e tortas pouco saudáveis. Frutas frescas ou desidratadas, chocolate amargo combinado a uma fruta, leite com aveia, mel e canela, geleia light com torrada e cookies integrais são algumas opções que nutricionistas recomendam.

♦ Se a vontade for incontrolável…

Prefira comer o docinho no período da tarde. Evite ao máximo os doces pela manhã, pois nosso corpo está se desintoxicando e ingerir muito açúcar nesse período dá mais trabalho para nosso metabolismo. Prefira o doce no lanche da tarde em vez de comê-lo na sobremesa, já que o seu organismo está satisfeito da refeição. Por isso, opte por horários entre 17h30 e 18h30.

Já que para tudo na vida dá-se um jeito, é possível se livrar dessa compulsão por doces seguindo nossas dicas. E o objetivo de fazer tudo isso não é que você simplesmente pare de comer doces, mas que encontre um caminho para permitir que eles sejam permitidos na sua dieta sem que sejam um hábito constante e frequente.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter