4 filmes para entender o universo de Stephen Hawking

cinema|Entretenimento

A quarta-feira foi marcada pela notícia da morte do físico Stephen Hawking. Conhecido por andar de cadeira de rodas e contar com um grande aparato tecnológico para se comunicar, o cientista também ficou famosos por suas teorias relacionadas ao universo. E o melhor, por falar disso de forma acessível a praticamente qualquer pessoa.

É de Stephen Hawking livros como  O Universo numa Casca de Noz e Uma Breve História do Tempo, que falam justamente sobre temas complexos como teoria das cordas, cosmologia, buracos negros e outros assuntos da física teórica. Porém, ele aborda esses assuntos de forma relativamente simples, tornando-os bem curiosos e até mesmo divertidos.

Todo esse universo de Stephen Hawking acabou inspirando não apenas pessoas e outros cientistas, mas também muitos criadores de ficção científica. Afinal, filmes sobre buracos negros e realidades paralelas são comuns por causa de pessoas como ele! Confira então 4 filmes para literalmente viajar no universo do cientista:

Star Trek (2009)


O longa dirigido por J.J. Abrams é um desdobramento da série original dos anos 1960. Nesse filme, uma estranha matéria vermelha é capaz de criar um buraco negro artificial. E é isso que a frota estrelar utiliza para se defender dos romulanos. Eis algo que muito cientistas queriam ser capazes de criar na vida real!

Insterestelar (2014)


O longa fez muita gente sair dos cinemas sem entender muito bem o que se passava. Um grupo de astronautas viajavam por espécies de canais em busca de outros universos para salvar a humanidade… O fato é que os chamados buracos de minhoca – supostos túneis que interligam diferentes universos – ainda quebram a cabeça dos cientistas, imagina então a da gente, meros mortais? rsrsrsrs

The Cloverfield Paradox (2018)


O longa estreou há pouco na Netflix e trabalha um conceito interessante inspirado no universo de Stephen Hawking: os universos paralelos. Isso vem da chamada teoria das cordas, que afirma que existem diferentes realidades localizadas em espaços-tempos diferentes que podem vir a se superpor… Os multi-universos… Ou algo assim que não sabemos explicar. O que sabemos é que tanto a teoria quanto o filme são bem doidos…

A Teoria de Tudo (2015)


Como falar no universo de Stephen Hawking sem citar o longa que conta a biografia do cientista? Eddie Redmayne levou o Oscar de Melhor Ator ao interpretar Hawking. O longa conta a vida do cientista desde a juventude, antes dos sintomas de sua doença se manifestarem, mostra como ele desenvolveu suas importantes pesquisas científicas e também seu relacionamento com Jane Wilde, que viria a ser sua esposa.

Que Stephen descanse em paz e que mais cientistas como ele possam surgir!

Fotos e vídeos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter