4 problemas mais comuns na amamentação!

Dicas|Gravidez

Amamentar no peito pode ter seus altos e baixos, não é mesmo? Por mais que a amamentação possa seguir bem do começo ao fim, em alguns casos, existem complicações. Pensando nisso, o Pátio Hype preparou para você uma lista com os 4 problemas mais comuns durante a fase da amamentação. Confere aí!

1 – Sensibilidade alimentar

Na correria do dia a dia, de vez em quando comemos algo que não nos cai bem, não é verdade? Com o bebê, não seria diferente, dependendo da comida que você ingerir, a criança pode sentir algum tipo de reação após mamar.

As reações mais comuns são: Choro, inquietação, vontade mais frequente de mamar e na maioria das vezes irritação.

Este problema pode ser facilmente confundido com as cólicas do recém nascido. No entanto, as cólicas ocorrem durante os três primeiros meses, diariamente.

já as dores provenientes da sensibilidade alimentar acontecem depois que a mãe ingere o alimento sensibilizante e a reação passa no máximo em 24 horas.

2 – Mamilos rachados

A amamentação não deve causar dor ou desconforto para as mamães, ok? Quando isso ocorre, o bebê pode estar mal posicionado ou não sabe sugar corretamente, ocasionando lesões e machucados no mamilo.

Caso sinta esse desconforto, lave os seios somente com água, sem sabonete. além disso, evite cremes e hidratantes, pois costumam agravar o problema.

Tente achar uma posição que seja confortável tanto para você como para a criança. Além disso, é importante limitar a duração das mamadas em cada peito e sessões de cinco a 10 minutos.

3 – Ingurgitamento mamário

Como já foi dito, os seios podem ficar doloridos e “duros” se o bebê não se alimentar bem e com frequência nos primeiros dias após a descida do leite.

É comum ocorrer um pouco de ingurgitamento quando se inicia a amamentação, entretanto, casos mais severos precisam de auxílio e orientação médica.

O tratamento mais indicado para casos comuns é a ordenha entre os seios e a certeza de que a criança vai mamar em ambos os peitos.

Dica: banhos mornos também ajudam a fazer com que o leite desça.

4 – Mastite

Causando inchaço, calor e dor, a mastite é uma infecção bacteriana na região do peito. Normalmente, a mastite se manifesta em um peito ou em parte dele, trazendo desconforto e sensação de mal estar para a mãe.

É necessário a visita á um médico, para que ele possa receitar um antibiótico para conter a infecção e que, ao mesmo tempo, não interfira o processo de amamentação.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou e lembre-se de ir ao médico regularmente para fazer check-ups preventivos. para ler mais matérias como essa.

Fotos: reprodução.

Inscreva-se na nossa newsletter