5 benefícios de malhar que não tem relação com condição física

Comportamento|Fitness|Saúde

Toda mulher tem muitos sonhos a realizar durante a vida. Você planeja viajar e quer aprender a falar diversas línguas. No cotidiano você trabalha, cuida da família e da casa e ainda arranja tempo de sair com as amigas para fofocar. Então por que você iria “perder” seu tempo suando na academia? Resposta: por que não somente seu corpo precisa disso mas, principalmente, sua mente.

Por mais que muitas pessoas comecem a malhar com o propósito de ficar com músculos tonificados e com a barriga de tanquinho, se exercitar faz muito mais do que somente mudar o que você vê no reflexo do espelho. E o No Pátio te diz agora que tipo de benefícios são esses!

 Pode melhorar seu desempenho no sexo

Estudos e experts sempre destacam que praticar uma atividade física intensifica sua excitação na hora de ter uma relação sexual. Nos homens a prática de exercícios está relacionada com o aumento da testosterona e também, como nas mulheres, a prática de exercícios físicos regulares proporciona uma melhor passagem de sangue para os órgãos genitais como consequência do progresso da saúde dos vasos sanguíneos. Também, um estudo da Universidade da Califórnia mostrou que corridas de 15 a 20 minutos de duração, todos os dias, são suficientes para aumentar a libido de mulheres e homens com problemas de desejo.

 Exercícios ajudam a tratar diabetes e doenças do coração

Câncer de mama, ataques cardíacos, alta pressão arterial, acidente vascular cerebral (AVC), hipertensão arterial, diabetes… Além de prevenir doenças como essas, as atividades físicas podem contribuir para a recuperação delas e de muitas outras, de acordo com vários estudos. Um deles, realizado na Universidade de São Paulo – USP, indica que atividades frequentes ajudam no tratamento de diabetes mellitus tipo 1. Além disso, eles também ajudam a melhorar o desempenho da pressão arterial e a frequência cardíaca, o que também contribui no tratamento de doenças do coração.

 

Pode te ajudar a ter um salário alto

Uma pesquisa recente feita pelo economista Vasilios Kosteas, da Cleveland State University que os funcionários que se exercitam regularmente produzem cerca de 9% a mais do que aqueles que não praticam nada. O exercício ajuda no foco e na atividade cerebral, liberando endorfinas e melhorando a saúde e as habilidades físicas e emocionais das pessoas. Tudo isso, claro, resulta em um profissional mais produtivo, capacitado e qualificado.

 Malhar ajuda na hora de estudar

As vezes encaixar um exercício físico na rotina pode ser uma ideia fora da realidade, mas investigações recentes feitas em diversos países revelam que eles valem a pena! Os resultados mostram que a atividade cerebral, a memória e o aprendizado melhoram com o exercício, em comparação com pessoas sedentárias.

Uma pesquisa da Universidade de Illinois, nos Estados Unidos, por exemplo, indicou que os treinos estimulam a produção de neurônios ligados às funções cognitivas, que permitem assimilar e memorizar conteúdos.

Falta de exercícios pode matar tanto quanto o tabaco

Se você não fuma, mas não pratica exercícios físicos, o risco de morrer prematuramente é quase tão grande quanto se fosse viciado em tabaco. Um estudo publicado em julho deste ano indicou que a causa da morte precoce de uma em cada dez pessoas está ligada à falta de ginástica.

A pesquisa afirma que, todo ano, 5,3 milhões de pessoas perdem a vida por doenças cardíacas, diabetes, câncer de mama e cólon, doenças que podem ser evitadas facilmente com uma educação física apropriada.

Agora, é mais do que claro que praticar um exercício físico é vantajoso para você, não é? Esses foram alguns dos diversos benefícios de praticar uma atividade física e não necessariamente estão ligados a construção do corpo. Use esses tópicos como motivação e comece hoje mesmo a se exercitar, que tal?

 

Fotos: Reprodução

 

Inscreva-se na nossa newsletter