Do lado de lá do globo, um país com variação de paisagens – entre vulcões, fiordes, florestas, praias, montanhas, lagos e outros cenários endêmicos – está cada vez mais entrando na rota de quem planeja realizar um intercâmbio para aprender inglês, cursar pós-graduações ou buscar oportunidade profissional. Entender o tamanho do fascínio que a Nova Zelândia desperta nos brasileiros não é difícil: O país é dividido em duas grandes ilhas (Sul e Norte), convive em harmonia com sua natureza e ainda tem um governo interessado em atrair estrangeiros qualificados para agitar sua economia.
Para quem anda pensando em se aventurar pela Nova Zelândia, o Pátio Hype listou algumas coisinhas que é preciso saber antes de fazer as malas.
VISTOS E VACINAS
Brasileiros e europeus não precisam de visto de turismo para visitar a Nova Zelândia, mas isso não significa que dá para entrar na Nova Zelândia como turista e depois procurar emprego ilegalmente por lá. Se você fizer isso, pode ter certeza que sua vida se complicará! Na hora da viagem é bom ter comprovante de hospedagem (reserva de hotéis), passagem de volta e um roteiro do que pretende visitar na Nova Zelândia para evitar problemas e ir para a temida salinha. Ah, nenhuma vacina é exigida para entrar na Nova Zelândia.
FUSO HORÁRIO
Antes de se aventurar pela Nova Zelândia é bom ficar ciente que o fuso horário varia entre 14 a 15 horas a mais que o Brasil, ou seja, é impossível não sofrer com o jet lag. É recomendável, portanto, não fazer uma programação muito intensa para os primeiros dias, pois seu corpo ainda estará sofrendo com o fuso.
O CLIMA PODE IR DE UM EXTREMO A OUTRO
O país tem clima temperado, chuvas moderadamente fortes e muito sol. A maior parte das cidades fica perto da costa e tem temperaturas amenas. O extremo norte tem clima subtropical durante o verão, mas o interior da Ilha Sul pode registrar até 10 graus negativos no inverno, dizem dados oficiais. Na verdade, quanto mais você vai para o sul, menor a temperatura média. Janeiro e fevereiro são os meses mais quentes do ano e julho é o mais gelado. No inverno, as temperaturas costumam girar entre 12 e 16ºC durante o dia, enquanto, no verão, a média fica entre 20ºC e 25ºC. Aviso: o clima pode mudar inesperadamente.
AUCKLAND É A “QUERIDINHA” DOS BRASILEIROS
Wellington, Queenstown e Christchurch são algumas das cidades mais procuradas, mas Auckland é, de longe, o destino mais popular entre os brasileiros. Segundo a Education New Zealand, cerca de 60% dos estrangeiros escolhem a cidade, que é o grande centro financeiro do país.
SEGURANÇA
A Nova Zelândia é um país super seguro, organizado e bem preparado para o turismo. É impressionante como tudo funciona, como os tours funcionam exatamente como estão descritos nos folhetos e como é grande a atenção que os neozelandeses têm com os turistas.
Então, deu para saber algumas informações básicas sobre a terra dos Hobbits antes de se aventurar pela Nova Zelândia?
Fotos: Reprodução.