Você resiste a uma churrascaria ou àquele hambúrguer enorme acompanhado de batata frita e refrigerante? E aquele pastelzinho de feira? Esses são só alguns exemplos dos diversos tipos de alimentos que adquirem um sabor especial quando submetidos à fritura e que não conseguimos deixar de comer, mesmo sabendo que fazem mal à saúde.
As frituras são saborosas, por isso não é fácil eliminá-las da dieta. Entretanto, a boa notícia é que comer esses alimentos é um hábito que você pode parar usando a famosa força de vontade. Para ajudá-lo nessa importante missão em prol do seu próprio bem estar, listamos algumas dicas espertas para dar uma segurada na gula e deixar de comer frituras.
♦ Diga sim a dieta
Cozidos, refogados, grelhados, assados… todas essas opções que o nutricionista nos apresenta quando buscamos uma alimentação mais saudável e com baixo valor calórico não dão espaço para frituras.
♦ Evite ir a lugares que sirvam muita fritura
Você dificilmente conseguirá deixar de comer frituras se insiste em almoçar com seus amigos naquele restaurante que é famoso pela porção de torresmos. Evite ir a lugares assim, existem tantas outras opções de lugares menos tentadores.
♦ Pratique esportes
Quando você começa a praticar esportes, você terá a tendência a controlar a sua alimentação também. O esporte escolhido vai depender de você, seus gostos pessoais e testes. O importante é encontrar aquele com o qual mais se identifica e adotar um estilo de vida mais saudável.
♦ Economize as suas calorias
Se você tem o costume de calcular as suas calorias diárias, economize-as trocando as frituras por alimentos assados, por exemplo. Mas pode ficar calmo, você não precisa abdicar completamente as frituras do seu cardápio. É claro que não é necessário colocar algumas batatinhas no prato de almoço todos os dias, mas você pode fazer isso uma ou duas vezes na semana – sempre com moderação, é claro.
♦ Saiba dos males da fritura para a saúde
Alimentos, quando são fritos, praticamente dobram o seu número de calorias e engordam muito mais. Além disso, eles são ricos em gorduras trans, responsável por aumentar as taxas do mau colesterol e formar placas nas artérias.
Para não perder o controle e adquirir sérios problemas no futuro, conscientize-se de que se alimentar melhor é uma questão de muita prática até que vire um hábito. Portanto, comece agora mesmo a seguir nossas dicas para deixar de comer frituras e siga em direção a uma vida mais saudável.
Fotos: Reprodução.