Nesta quinta-feira (16), o mundo da música viu mais uma de suas estrelas se apagar. Estamos falando de Aretha Franklin, uma das maiores divas do R&B, do jazz e do Soul, que infelizmente faleceu aos 76 anos. A cantora, que fez história na música internacional, travava uma luta silenciosa contra um câncer. Ela não revelou aos amigos e muitos menos à grande mídia sobre sua batalha diária, que somente veio a público após o falecimento da cantora.
Como grandes admiradores e fãs dela, foi difícil para a gente aqui na redação do Pátio Hype escolher apenas cinco músicas marcantes que fizeram dela a rainha do Soul. Entretanto, são cinco clássicos que até quem não é fã do estilo musical vai gostar e, certamente, incluir na playlist no final de semana. Dá só uma olhada:
Respect
De longe, um dos maiores hinos da cantora. Lançada em 1967, a canção foi originalmente gravada por Ottis Redding. Porém Aretha resolveu dar um novo sentido a ela e mostrar que na verdade, quem estava pedindo por mais respeito eram as mulheres. Imagina o burburinho na época, com uma mulher negra de apenas 24 anos cantando versos como “O que você quer / Baby, eu tenho / O que você precisa / Você sabe que eu tenho / Tudo o que eu peço / É um pouco de respeito quando você chegar em casa (…) Eu não estou mentindo / Quando você chegar em casa / Talvez você entre / E descubra que eu fui embora”.
I Say A Little Prayer
A versão original, de Dionne Warwick, fez um relativo sucesso quando lançada, também em 1967. Porém, Aretha tinha o dom de pegar uma música boa e torná-la incomparavelmente melhor. Vide o que ela fez com Respect! Pois bem, em 1968, Aretha lançou sua versão de I Say A Little Prayer e a canção ganhou algo que era a marca registrada da cantora: alma! O engraçado é que ela não estourou de início, apenas anos depois. Porém, a gente tem certeza que a versão que mais toca nas festas e baladas é a de Aretha…
(You Make Me Feel) Like a Natural Woman
Eis um vídeo que mostra toda a potência de Aretha… A cantora fez uma participação em um especial em 2015 e simplesmente emocionou a todos os presentes. A cantora foi capaz de levar o próprio presidente dos Estados Unidos na época, Barack Obama, às lágrimas! Precisa dizer mais alguma coisa?
Chain of Fools
Outra música marcante da carreira de Aretha, que fala de uma mulher que se “livrou” de um relacionamento ruim. Puro soul com um toque de blues, capaz de deixar qualquer festa mais animada!!! Ela foi trilha sonora do filme Michael – Anjo e Sedutor, o que resultou em uma sequência incrível protagonizada por John Travolta dançando ao som de Aretha!
Fotos e vídeos: Reprodução