6 dicas para manter uma boa reputação no trabalho

Comportamento

 

Pequenas atitudes podem manchar de vez a sua reputação dentro da empresa e colocar em risco seu futuro profissional. A maneira como você se comporta no ambiente de trabalho é determinante para o sucesso ou fracasso.

Falta de comprometimento ou dificuldades em se relacionar bem com os demais podem representar uma possível demissão. Então, quer saber como evitar atitudes inconvenientes e garantir uma boa imagem na empresa em que trabalha e perante os colegas?

O No Pátio mostra seis dicas simples para orientá-lo a não cair em situações desagradáveis:

1. Seja pontual
Ser pontual é uma excelente qualidade! Chegar atrasada nos compromissos de trabalho e nas reuniões demonstra total falta de comprometimento com os afazes do trabalho. Você não quer passar a impressão de desleixo com o seu cargo, quer?
Como evitar? Muito simples: mantenha sempre uma boa margem de antecedência. Saia de casa bem antes do horário do compromisso e se houver um pequeno atraso, ele não vai interferir em nada.

2. Não dê desculpas esfarrapadas
Cuidado com as mentiras! A verdade sempre vem a tona. Então, nada de desculpas esfarrapadas quando não conseguir cumprir um prazo ou chegar a tempo em compromissos com o chefe. A verdade é sempre a melhor solução.
Como evitar? Depois que a coisa não deu certo, o melhor mesmo é assumir o erro o quanto antes. Um pedido de desculpas e uma promessa de que isso não voltará a se repetir ajudam e muito!

3. Nunca faça fofocas
Tem coisa mais desagradável que conviver em um ambiente onde existem pessoas indiscretas e ninguém tem privacidade? Mesmo que todos já estejam cansados de saber que o seu chefe não gosta de determinado funcionário, não há necessidade de transformar o caso em uma intriga ou até mesmo em uma briga.
Como evitar? Evite com todas as forças as conversinhas em corredor e não entre no joguinho dos fofoqueiros. Lembre-se que seu chefe não é bobo e que está atendo a todos os sinais.

4. Controle o uso do telefone
Nada de ficar “pendurado” ao telefone da empresa para resolver problemas pessoais! Deixe para solucionar essas questões em casa ou por meio do seu celular. além de não se permitido em muitas empresas, você também atrapalha os colegas no momento em que fala alto ao telefone sobre assuntos que não dizem respeito aquele ambiente.
Como evitar? Peça licença para sair da sala durante cinco minutos e resolver o que tiver como pendência por meio do seu celular. Ah! Mas, não vale demorar demais.

5. Tenha flexibilidade
Seja flexível quando o assunto for novas tarefas. Antes de dizer um “não” ao seu chefe, avalie se há a possibilidade de aumentar um pouco a sua carga horária naquele dia ou de fazer algo além de sua obrigação.
Como evitar? Não pensei logo de cara “vai sobrar para mim”, use a situação a seu favor; como uma oportunidade de mostrar o seu trabalho e que é capaz de realizar muitas atividades. Que chefe não quer um funcionário competente e que seja capaz de dar conta do recado?

6. Maneire nas redes sociais
Passar horas me redes sociais, respondendo recados ou comentando as fostos dos amigos durante o expediente não é algo bem visto pelo chefe. Afinal de contas, esse é o horário de trabalho e não de passa tempo! Hoje, muitas empresas limitam o uso de sites de relacionamento.
Como evitar? Se o acesso a sites de relacionamento for liberado, tenha consciência na hora de usar e lembre-se que o bom senso prevalece.

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