“É débito ou crédito?”, pergunta o atendente. “Crédito”, responde a pessoa sem pensar duas vezes, muito menos fazer contas. Isso soa familiar pra você? O cartão de crédito é uma das principais modalidades de pagamento que nós usamos e muita gente o vê como o vilão e como uma fórmula perfeita para se endividar. Afinal, se utilizado sem planejamento, são perigosos instrumentos de endividamento, com taxas de juros extremamente elevadas e alto risco do efeito “bola de neve”, que pode transformar as suas despesas numa dívida crescente e praticamente impagável.
Entretanto, o bom uso desse meio de pagamento pode trazer vantagens para o bolso e se usado com com responsabilidade, o cartão de crédito pode se tornar um aliado. Para ajudar você a transformar o cartão de crédito no seu melhor amigo e deixá-lo a favor do seu bolso, o No Pátio reuniu algumas dicas com recomendações bem práticas. Veja:
→ NUNCA ATRASE O PAGAMENTO DA FATURA, NEM PAGUE O MÍNIMO
A regra mais básica para que o cartão de crédito nunca se torne um inimigo é pagar a fatura em dia, sem o valor mínimo. Isso é fundamental para não pagar taxas de juros e se afundar em dívidas. E se o limite do cartão for maior que 50% de sua renda, peça para a operadora diminuir. Dessa forma, há menos probabilidade de se endividar.
→ NÃO ESQUEÇA QUE TEM COISAS QUE VOCÊ NÃO DEVE PAGAR NO CARTÃO
O bom senso é o mais importante na hora de usar e transformar o cartão de crédito no seu melhor amigo. No pagamento de alguns serviços controlados ou taxas cobradas pelo governo, como água, luz e impostos, há a cobrança de juros altos para pagar a conta no cartão. Isso porque a operadora paga agora e o dinheiro cai depois, então ela cobra juros de cartão. Ou seja, elas vão cobrar um juro pelo serviço, porque se você não paga a luz em dia, a luz é cortada.
→ OLHE O EXTRATO DO CARTÃO TODA SEMANA E VEJA SUA LISTA DE GASTOS
Para que as despesas não saiam do controle, é recomendado olhar o montante parcial da fatura semanalmente. Essa é a melhor forma de sempre saber o quanto já foi gasto e quanto ainda se pode gastar. Utilize também todas as facilidades das consultas online para seguir as suas contas de maneira frequente.
→ USE CARTÃO QUE TENHA SISTEMA DE PONTOS GRATUITO
Opte sempre por cartões de crédito que acumulem pontos a cada real usado, mas não gaste mais do que o necessário apenas para acumular aumentar seu saldo. É recomendado utilizar os pontos e vantagens de acordo com o que você gasta normalmente.
→ EM VEZ DE ANOTAR GASTOS, PAGUE QUASE TUDO NO CARTÃO DE CRÉDITO
Quase tudo deve ser pago com o cartão de crédito. Ele proporciona uma das melhores formas de organizar as finanças, já que tudo o que foi comprado vem especificado na fatura do mês. É muito mais cômodo pagar a maioria das suas compras com cartão do que anotar todas as pequenas e grandes transações manualmente. Mas, como dito anteriormente, há algumas despesas que não devem ser pagas com este meio.
→ TENHA, NO MÁXIMO, TRÊS CARTÕES
Quanto maior a quantidade de cartões, mais difícil fica controlar as despesas no fim do mês. Mesmo assim, controle as faturas como uma conta única, assim você terá uma melhor ideia do montante total a pagar.
Os cartões de crédito, se bem usados, são poderosas e eficientes ferramentas de compra, que agregam benefícios associados, como o acúmulo de milhas ou pontos, prêmios, descontos em eventos culturais, seguros gratuitos, acesso a salas VIP, concierge e inúmeros outros serviços associados. E se utilizado de maneira responsável e compatível com seu orçamento, é possível transformar o cartão de crédito no seu melhor amigo.
Fotos: Reprodução.