BARRIGA NEGATIVA – 5 CHÁS NATURAIS PARA PERDER PESO RÁPIDO!
7 de dezembro de 2020
Itens bizarros de John Lennon
Itens bizarros de John Lennon que custam pequenas fortunas. Você pagaria?
7 de dezembro de 2020

Dicas imperdíveis para diminuir o consumo (e a conta) de energia!

 A conta de energia está vindo pesada no final do mês? para dar aquela aliviada no bolso, o Pátio Hype preparou para você 8 dicas para evitar o desperdício e economizar com medidas simples e hábitos mais inteligentes. Confere aí!

Você já parou para pensar se seus hábitos de consumo são conscientes? O primeiro passo para começar a economizar é realizar uma autocrítica acerca dos hábitos relacionados ao consumo de energia elétrica. Vale lembrar, que além da economia, agir conscientemente é uma forma de preservar os recursos naturais e contribuir para o meio ambiente.

1 – Lâmpadas

Você sabia, que a iluminação representa de 15% a 25% do valor da sua conta de energia? por isso, na hora de escolher as lâmpadas, o LED é uma excelente opção!

Além da grande variedade de cores, as lâmpadas de LED são grandes aliadas na economia e são um investimento que vale a pena ser feito! Vale ressaltar, que mesmo sendo um pouco mais caras, o LED tem o dobro de vida útil e eficiência das lâmpadas eletrônicas e é 6 vezes mais econômica do que as ultrapassadas lâmpadas incandescentes.

Além disso, existem cuidados simples que ao serem tomados fazem uma grande diferença no final do mês.

  • Evite acender lâmpadas durante o dia, aproveite a luz natural.
  • Abra as janelas, cortinas, persianas e deixe a luz do dia iluminar sua casa.
  • Apague sempre as lâmpadas dos ambientes desocupados.
  • Limpe sempre as lâmpadas e luminárias.

2 – Leia os manuais de instruções!

Esse hábito certamente não é tão praticado como deveria, não é mesmo? No entanto, não ignore as recomendações dos manuais. Ao usar os eletrodomésticos da maneira correta, além de auxiliar na economia ainda reflete na segurança e até na durabilidade do produto.

3 – Tenha hábitos inteligentes

Quando falamos de economia, um dos principais pontos são as pequenas ações que realizamos no dia a dia. Por isso, a melhor saída é utilizar os eletrodomésticos de forma inteligente para no final do mês ter uma diferença expressiva no valor da conta.  

Segue abaixo dicas para diminuir o consumo dos principais eletrodomésticos.

  • Ar-condicionado – Ao utilizar o aparelho, feche portas e janelas e faça a limpeza do filtro regularmente.
  • Ferro de passar – Escolha um dia para passar todas as peças de roupa;
  • Televisão – Sempre que acabar de assistir, desligue!
  • Geladeira – Posicione o aparelho em local ventilado, afastado de fontes de calor e reduza o número de aberturas da porta.
  • Chuveiro elétrico – Tome banhos mais rápidos e, em dias quentes, use a função verão.

4 – Selo Procel

Sabe aquele adesivo presente em quase todos os eletrodomésticos? Aquele é o selo Procel de economia, instituído em 1993 pelo Programa Nacional de Conservação de Energia Elétrica.

Na hora de comprar qualquer aparelho, busque sempre os que possuírem classificação A. dessa forma, você terá os aparelhos mais eficientes de sua categoria.

5 – Evite deixar aparelhos eletrônicos em stand by

Quando parar de usar um aparelho eletrônico, desligue-o e se possível tire da tomada. Isso porque, mesmo desligados, os aparelhos em standby podem representar um gasto elétrico de até 12% no final do mês.

6 – Use Dimmers para controlar a luz

Além de trazer muito estilo e sofisticação para o ambiente, controlar a intensidade da luz artificial ajuda a economizar energia. até porque, nem sempre é necessário utilizar 100% da capacidade da lâmpada, não é mesmo? vale investir nesse produto em ambientes pouco movimentados da casa como halls e lavabos.

E aí, curtiu? Conta para a gente o que achou aqui nos comentários e comece hoje a praticar hábitos mais conscientes para economizar no fim do mês. lembre-se de visitar o Pátio Hype regularmente para ver mais matérias como essa.

Fotos: reprodução.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *