Atualmente existe uma epidemia mundial de deficiência de vitamina D, nutriente que o corpo humano produz a partir da exposição ao sol. Pesquisas mostram que mesmo em países tropicais como o nosso, a falta de vitamina D é comum. Isso vem acontecendo devido a vida cada vez mais atribulada e a permanência em ambientes fechados, fatores que inibem a exposição ao sol regularmente e, consequentemente, contribuem para esse cenário preocupante.
A falta de vitamina D pode causar uma série de problemas de saúde e a melhor maneira de descobrir a deficiência dessa vitamina é fazer um teste de sangue. No entanto, você certamente está com deficit de vitamina D se você apresentar algum dos seguintes sinais que o No Pátio lista agora, veja:
◊ Gripe
Em um estudo publicado no Jornal de Cambridge, descobriu-se que a deficiência de vitamina D predispõe as crianças a doenças respiratórias. Um estudo de intervenção realizado mostrou que vitamina D reduz a incidência de infecções respiratórias em crianças.
◊ Fraqueza muscular
De acordo com Michael F. Holick, especialista no assunto, a fraqueza muscular geralmente é causada por deficiência de vitamina D porque para os músculos esqueléticos funcionarem adequadamente, seus receptores de vitaminas devem ser suportados pela vitamina D.
◊ Diabetes
Um estudo realizado na Finlândia foi destaque no Lancet.com em que 10.366 crianças receberam 2.000 unidades internacionais (UI)/dia de vitamina D3 por dia durante o primeiro ano de vida. As crianças foram monitoradas por 31 anos e em todos eles, o risco de diabetes do tipo 1 foi reduzido em 80%.
◊ Asma
Vitamina D pode reduzir a gravidade dos ataques de asma. Pesquisas realizadas no Japão revelaram que os ataques de asma em crianças em idade escolar foram significativamente reduzidos naqueles indivíduos que tomaram suplemento diário de vitamina D de 1.200 UI por dia.
◊ Doença periodontal
Aqueles que sofrem desta doença crônica da gengiva que provoca inchaço e sangramento devem considerar aumentar seus níveis de vitamina D para a produção de defensinas e catelicidinas, compostos que contêm propriedades antimicrobiais e diminuem o número de bactérias na boca.
◊ Esquizofrenia e depressão
Estas doenças têm sido associadas a deficiência de vitamina D. Em um estudo, descobriu-se que manter suficiente vitamina D entre mulheres grávidas e durante a infância era necessária para satisfazer o receptor da vitamina em todo o cérebro para o seu desenvolvimento e manutenção da função mental na vida adulta.
Se reconheceu em algum item de nossa listinha? Calma! Essas diferentes condições de saúde associadas com a deficiência de vitamina D não precisam ser algo a temer. Especialistas orientam que a melhor forma de corrigir o deficit dessa vitamina é rotina com boas caminhadas sob o sol.
Portanto, guarde os guarda-chuvas para os dias chuvosos, mas não o protetor solar!
Fotos: Reprodução.