64% das grandes empresas brasileiras não têm metas para redução de emissões de gases

EcoFriendly

Nos dias atuais onde a necessidade de ser sustentável, poupar e reutilizar recursos torna-se cada vez mais urgente, uma notícia ruim chegou aos meios de comunicação na tarde da última quata-feira (18). Uma pesquisa promovida pelo programa Carbon Disclosure Project ( CPD) Supply Chain revelou, entre outros dados, que 64% das grandes companhias brasileiras afirmam não possuir metas ativas de redução de emissões de gases em seus planos estratégicos. E não pára por aí não… entre as médias e pequenas empresas do país, o número ainda sobre para 75%.

O plano estratégico de uma empresa é o planejamento que dita as ações que elas terão durante o ano todo e, se uma atividade importante como a redução da emissão não está presente em pleno ano de 2015, é porque a redução não esteve, e pode não estar tão cedo, nos planos da maior parte das companhias nacionais.

O CPDé  uma organização sem fins lucrativos com atuação mundial, que funciona com sistema global único, com o intuito de fazer com que as empresas e cidades meçam, divulguem, gerenciem e compartilhem informações fundamentais sobre o meio ambiente do planeta, com os objetivos de diminuir as mudanças climáticas e promover aproteção aos recursos naturais.

Para esta última pesquisa, foram consultados 140 fornecedores, todos indicados por empresas que são membros do programa da CDP. Entre as empresas membro estão gigantes mundiais como a Ford, Walmart, Banco Bradesco, Braskem, Marfrig, Unilever e muitos outros.

 

Bom Exemplo

Nem tudo está perdido, pois há empresas que já despontam como grandes exemplos quando o assunto é a redução de amissões. O CDP citou apenas três empresas brasileiras como casos de sucesso no relatório: O Grupo Libra (fornecedor da Braskem), Mod Line Soluções Corporativas (fornecedora do Banco Bradesco) e WEG (fornecedora da Marfrig). Estas empresas conseguiram reduzir a emissão de CO2 e também ganhar em eficiência nos processos, na diminuição dos custos e na melhoria econômica do setor de produção.

Das três, a Mod Line Soluções Corporativas recebeu a maior nota, A-, tornando-se a primeira empresa brasileira a alcançar tal nota, e uma das poucas 121, em 3.400 companhias analisadas no mundo inteiro, avaliadas neste nível.

O estudo é bastante impressionante e mostra que devemos sim, prestar muita atenção na questão ambiental, mesmo, e principalmente quando somos gestores empresariais. Afinal, lucro nenhum pode ficar acima do planeta que queremos para os nossos filhos e netos, não é mesmo? Fica a dica!

 

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter