“Cuidado com o que você fala, palavras têm poder”. Com certeza você já deve ter ouvido isso de alguém, em algum momento da sua vida e essa atenção redobrada vale principalmente quando o assunto é o seu filho. Tudo o que você diz tem um peso enorme na autoestima da criança, já que os pais são os exemplos dos filhos e suas atitudes podem ter um impacto positivo ou negativo na formação da personalidade e identidade social dos filhos.
Por isso, de acordo com especialistas, existem frases negativas que jamais os pais devem dizer ou falar na frente dos filhos. O No Pátio listou algumas delas para ajudar você a ficar sempre atenta. Veja quais são:
1. Não diga algo que não irá cumprir. Isso compromete a confiança e respeito que ela tem por você, e facilmente terá dificuldades para respeitar e confiar em outros;
2. Não a rotule com palavras negativas. Se ficar repetindo, por exemplo, “Como você é teimoso!”, assim ela será;
3. Os pais devem falar palavrões jamais para as crianças ou diante delas. Seu filho vai repetir as palavras de baixo calão que ouvir de você;
4. Não ria, ironize ou diga que é bobagem o que ela diz. A criança ainda está construindo o seu pensamento lógico. E se prestarmos atenção, a lógica infantil muitas vezes é mais lógica que a nossa.
5. Não mande a criança parar de chorar. Se for o caso, pergunte o motivo do choro ou apenas peça que mantenha a calma, ensinando assim a lidar com suas emoções.
6. Não diga simplesmente “porque sim” ou “porque não”. Os porquês são fundamentais para que ela compreenda a si mesma, aos outros e a realidade em que está inserida.
7. Não diga que foi apenas um pesadelo e mande voltar para a cama. As crianças têm dificuldade de separar o mundo real do imaginário. Quando acontecer um sonho ruim, acalme seu filho e leve-o para a cama, fazendo companhia até dormir.
Essas são apenas algumas das frases negativas que jamais os pais devem dizer diante de outras pessoas, por produzir humilhação e reforçar a atitude negativa. O aconselhável é ir usando essas frases cada vez menos e aumentar a frequência que você usa palavras positivas na educação dos seus filhos.
Fotos: Reprodução.