8 dicas para te ajudar a relaxar de verdade!

Comportamento|Dicas|Saúde

A tarefa de se desconectar das tantas tarefas e obrigações, que você exerce durante o dia, não é nada fácil quanto parece ou como deveria ser. De acordo com os pesquisadores, relaxar, se trata de um estado tanto fisiológico quanto psicológico.

Pois o estresse mexe com o sistema nervoso simpático, diminuindo o seu relaxamento. Enquanto os seus batimentos cardíacos e a pressão arterial também sofrem uma redução, sendo possível perceber quando os seus ombros caem levemente.

Quer saber mais? A equipe Hype te informa algumas dicas para aprender a descansar. Dá só uma olhadinha!

1.Autocontrole é o segredo

O fato de você escutar uma música enquanto responde e-mails, não quer te leva a relaxar automaticamente. Pois a sua mente continua trabalhando, os e-mail ainda estão controlando a sua mente e enquanto você não finalizar, não conseguirá se desligar. Por essa razão, é melhor dedicar-se aos e-mails, concluir e só assim escutar música para descansar.

2.Evite pensar no que lhe estressa

Quando você menos percebe, o sua consciência está tentando resolver algum problema que surgiu ao longo do seu dia. Ou seja, seu subconsciente se conecta a pontos para a solução daquela questão. A dica, para se livrar desse hábito, é: busque alguma atividade para fazer você esquecer desse problema. Assista um filme, saia para jantar com os amigos ou a família. Assim você poderá se abstrair do impasse, até chegar o momento certo para pensar nele.

3.Não atrapalhe o seu sono

Alguns hábitos como, beber uma taça de vinho ou assistir TV, antes de dormir podem interferir no seu sono. Apesar de ter alguns estudos que comprovem os benefícios de uma taça de vinho por dia, se consumido antes de dormir, assim como assistir TV, pode afetar a sua noite. Por isso, para prevenir, que tal evitar esses dois hábitos antes de dormir? Assim você usufruirá de boas noites de sono.

4.Caminhe

Além do aumento no fluxo sanguíneo para o cérebro, entre as vantagens de caminhar, estão o aumento de 40% a 60% na criatividade. E de acordo com os estudiosos está relacionado com o caminhar e prestar atenção, concentrado na região responsável por aproveitar os momentos ou ações. Sendo então uma ótima alternativa para se distrair e divagar por outros pensamentos.

5.Encontre os amigos

Os hormônios que estão ligados diretamente com o descanso são o cortisol e a testosterona, o que isso significa? Que pessoas que costumam encontrar-se com os amigos, com maior frequência, possuem mais facilidade na recuperação destes hormônios. Outras pesquisas ainda afirmam, a conexão social possibilita ao sistema nervoso, um estado de repouso e oferece hormônios com propriedades anti-inflamatórias, por exemplo, o ocitocina e o vasopressina. Portanto se jogue no happy hour com os amigos.

6.Sinta a natureza

Você sabia que só em olhar para alguma paisagem natural por alguns minutos aumenta o seu pensamento criativo? Isso mesmo, de acordo com Florence Williams, autora do livro The Nature Fix, a natureza acalma o ser humano por seu fascínio suave, o que auxilia no descanso das faculdades de atenção direta de cima para baixo. Pois está ligado a estados fisiológicos e psicológicos relaxantes. A união entre natureza e caminhadas podem estar na sua lista para relaxar de verdade.

7.Medite

A meditação se trata de “esvaziar a mente”, porém esse vazio é sentir, é a percepção de todos os sentidos do seu corpo. O segredo é: mantenha o foco. Ao fechar os olhos, preste atenção ao funcionamento do seu corpo, sinta a respiração, batimentos cardíacos, o toque dos seus pés ao chão, seus pulmões contraindo e relaxando, etc. Estudiosos recomendam que com apenas 10 minutos de meditação, a recuperação psicológica é eficiente.

8.Durma

O mais eficaz e melhor remédio é o sono. Com apenas 10 a 30 minutos de cochilo, você recupera energia e reaviva a sua criatividade, por isso nada é capaz de substituir 7 a 9 horas de sono por noite. É a partir do sono que o seu corpo cresce e se concerta e guarda as informações adquiridas ao longo do dia. Então durma!

Quem sabe agora você possa desfrutar mais de momentos relaxantes, não é mesmo? Não esquece de compartilhar com a equipe Hype a sua opinião, hein?!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter