Seguindo toda essa onda de sustentabilidade e preservação do meio ambiente, foi lançada no Rock in Rio uma pista de dança que gera energia limpa de acordo com o movimento das pessoas. Criada pela empresa holandesa SDC em 2008, a pista foi instalada no estande da Philips e é considerada a primeira pista sustentável do mundo.
Como funciona? É simples. A pista é feita com uma cerâmica especial que, de acordo com a pressão exercida pelos pés, sofre uma pequena deformação, gerando energia elétrica para o funcionamento do som e das luzes do ambiente.
Foi inaugurada também, em Londres, uma casa noturna chamada Surya, que usa da mesma tecnologia sustentável para que toda a energia necessária para o funcionamento dos equipamentos seja produzida no local. Há uma pista de dança, com a mesma tecnologia da pista inaugurada no Rock in Rio, que gera 60% da energia consumida pelo clube. Além disso, a Surya ainda possui um sistema de baterias, painéis de energia solar e uma turbina eólica, para o fornecimento do restante da energia. O proprietário afirma que a energia produzida é suficiente para o funcionamento da casa e ainda sobra para doar aos imóveis vizinhos.
Um dos fatos mais curiosos da Surya é que as paredes do local são sensíveis ao calor e mudam de cor quando a casa está cheia e nos banheiros as descargas e torneiras usam água da chuva. Todo o lixo produzido (metal, vidro, plástico e papel) é reciclado e para completar, o bar só serve bebidas orgânicas, com destaque para a chamada “biocerveja”. Isso sim é uma balada totalmente sustentável.
Foto: Reprodução