Sim, dezembro é um mês mágico! Além das festas tradicionais deste período de Natal ele ainda traz um dinheirinho a mais, já que entra o décimo terceiro salário. Em todo o País são mais de sessenta milhões de brasileiros que já receberam pelo menos a primeira parcela do benefício, e junto com ele chega à dúvida sobre o melhor destino para esse recurso extra: quitar dívidas, poupar ou consumir?
É comum ter dúvidas em relação a como usar esse dinheiro extra, mas é importante lembrar que o final deste ano e o início do ano seguinte trazem diversos outros gastos como IPVA, IPTU e Imposto de Renda, entre outros. Isso sem contar com as dívidas que acumulamos ao longo do ano. Para ajudar você a decidir sobre qual é a melhor forma para investir o seu décimo terceiro salário fazê-lo render, o No Pátio separou algumas dicas dos melhores especialistas no assunto.
♦ Escolha com cuidado seus gastos nessa época do ano
Nesse período do ano é difícil priorizar um gasto em detrimento de outro. Ainda que você tenha suas próprias dívidas (parcelamentos no cartão de crédito a pagar, por exemplo), não quer deixar de viajar nas férias ou de presentear seus amigos e familiares no final do ano, não é mesmo? Entretanto, a racionalização de gastos é fundamental para manter um orçamento equilibrado.
Antes de planejar com quais compras irá gastar o décimo terceiro salário, reflita sobre a necessidade de alguns gastos e, eventualmente, faça mudanças. É possível alternar viagens nacionais e internacionais, por exemplo, para não comprometer demais as finanças. Entre os familiares e amigos, por que não presentear o casal, ou apenas os filhos, visto que seria muito caro distribuir presentes individuais?
♦ Elimine (ou reduza) as dívidas
O décimo terceiro salário pode vir como uma ótima oportunidade de uma brecha na rotina apertada. Se você está com pendências financeiras, destine esse valor para quitá-las. No entanto, se o montante não for suficiente, opte pelas dívidas com os juros mais altos (cartão de crédito e cheque especial). “Mas não saia pagando antes de negociar. Com o dinheiro em mãos, você pode obter bons descontos”, garante a especialista em finanças Patrícia Lages (SP), autora do livro Bolsa Blindada.
♦ Dê prioridade a pagamentos à vista
Ao optar pelo não parcelamento de suas dívidas, você deixa de comprometer o orçamento futuro e economizará pois lojas, prestadores de serviços e instituições financeiras oferecem descontos para pagamentos a vista. É melhor acumular fundos para comprar um eletrodoméstico ou outro bem móvel, do que comprometer durante meses seu orçamento futuro.
♦ Poupe para o futuro
Se você não tem dívidas o décimo terceiro salário é uma excelente oportunidade para estrear na poupança. Afinal, esse bônus que recebemos no final do ano é perfeito para se dar início a um planos e fazer outras reservas. Assim, além de conquistar a tão sonhada estabilidade financeira, você pode realizar grandes objetivos, como a troca do carro, a compra de um imóvel e por aí vai… Portanto, reserve parte desse valor para aplicações e outro tipo de investimento, que também pode ser muito útil no caso de alguma eventualidade (problemas mecânicos, problemas de saúde, necessidades financeiras de algum parente ou amigo próximo e outros).
♦ Pague as compras de Natal e Ano-Novo a vista
Parte do décimo terceiro salário também pode ser utilizada na compra dos presentes de final de ano, pois com o dinheiro na mão, é sempre mais fácil negociar descontos nos preços dos produtos e assim você não deixa tudo para a última hora. Você pode pesquisar o melhor preço em vários estabelecimentos, comparar produtos de marcas diferentes e fazer escolhas mais econômicas. De quebra, ainda se livra das lojas cheias.
♦ Reserve para os gastos do início do ano seguinte
Lembre-se dos diversos gastos que estão a sua espera no início do ano seguinte. Tem IPTU, IPVA, matriculas de escolas… Normalmente esses valores já começam a ser cobrados a partir de janeiro. Então, por que não reservar parte desse dinheiro para o pagamento dessas dívidas a vista? Dessa forma, você conseguirá descontos e não terá seu orçamento comprometido durante o primeiro semestre.
♦ Presenteie a si mesma
Se você se comportou direitinho, passou o ano todo administrando bem as finanças e não tem dívidas, então merece utilizar uma parte do décimo terceiro com algo que almeja muito. Só não deixe de poupar, pelo menos, 30%. “Escolha uma coisa que realmente vá fazer a diferença ou que seja duradoura”, sugere o educador financeiro Mauro Calil.
♦ Invista em um novo negócio
Ter uma atividade extra é uma excelente forma de complementar a renda e poupar dinheiro. E você não precisa deixar seu emprego para exercer outros talentos. O décimo terceiro salário pode ser uma oportunidade para a compra de materiais ou equipamentos, a criação de um website… Tem talento para fazer doces? Então pegue carona no sucesso dos bolos de pote e venda guloseimas no escritório, para as amigas ou sob encomenda. Fique atenta às suas habilidades!
Existem várias maneiras de investir o seu décimo terceiro salário e engordar seus rendimentos ou se livrar das dívidas acumuladas. Com o guia de dicas do No Pátio basta escolher a melhor opção e realizar uma ótima gestão para o seu dinheiro.
Fotos: Reprodução.