Diariamente, campanhas reforçam que as crianças devem ser alimentadas exclusivamente com o leite materno nos primeiros seis meses de vida. Isso porque ele não só alimenta como protege contra diarreia, infecções respiratórias, diabetes e alergias. Para garantir o leite materno a bebês cujas mães não podem amamentar foram criados em todo o País os Bancos de Leite Humano, que por meio de parcerias entre os setores públicos, privados e a sociedade promovem a saúde materno-infantil.
Em Fortaleza, o Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand (Meac), do Complexo Hospitalar da UFC/Ebserh, está precisando urgentemente de doações. De acordo com a direção da maternidade, o estoque atual é de 16 litros de leite humano pasteurizado, enquanto o mínimo necessário, por questões de segurança, deve ser de 30 litros, para atender aos 52 bebês internados na Unidade Neonatal da maternidade.
Dependendo do bebê, a dieta pode variar de oito a 400 ml diários, divididos em oito dietas ao longo do dia. Somente a demanda dos prematuros internados é de três litros por dia. Com a proximidade do carnaval a situação se torna ainda mais preocupante, já que durante o feriado prolongado muitas pessoas viajam e as doações costumam diminuir.
Quem pode doar?
Toda mulher saudável, com excesso de leite e que não usa medicamentos que impeçam a doação pode contribuir. O leite humano doado, após passar por processo que envolve seleção, classificação e pasteurização, é distribuído aos hospitais.
É importante salientar que a maternidade vai buscar o leite na casa da doadora. O Banco de Leite Humano também atende as mães de recém-nascidos que têm dificuldades em amamentar, prestando toda a assistência e dando orientações, além das palestras às gestantes, realizadas mensalmente. Todo o atendimento é gratuito à população.
Serviço:
Banco de Leite Humano da Maternidade-Escola Assis Chateaubriand
Funcionamento: segunda a sexta, das 7 às 19 horas
Endereço: Rua Coronel Nunes de Melo, s/n, bairro Rodolfo Teófilo
Para mais informações: (85) 3366-8509 ou 9 9289.3263.
Fotos: Reprodução.