O Conselho Euro-Brasileiro de Desenvolvimento Sustentável (EUBRA) lançou neste ano o Livro Verde do Século 21 (Bright Green Book), que reúne 100 iniciativas relacionadas ao tema “economia verde”, realizadas em todo o mundo nos últimos dez anos, e que contribuíram para a preservação do meio ambiente e desenvolvimento de novas tecnologias sustentáveis. Foram analisados 300 casos, dentre eles 51 do Brasil. Foram escolhidos cinco projetos brasileiros para entrarem na edição final do livro. Conheça-os abaixo:
Projeto de Horticultura Cinturão Verde em João Pessoa
O projeto trata-se de um incentivo à agricultura familiar para a produção de hortaliças, sem o uso de defensivos e fertilizantes químicos. Os agricultores participantes recebem capacitação e financiamento do Programa Nacional de Agricultura Familiar (PRONAF) para poderem produzir melhor, aumentando assim a renda familiar e incentivando as famílias a manterem-se em seu lugar de origem, sem terem que migrar para os grandes centros urbanos.
Desenvolvimento urbano de Curitiba
Considerada a cidade mais verde da America Latina, Curitiba conta com um plano diretor que integra transportes, circulação e uso da terra (incluindo a preservação de áreas verdes). De acordo com o Livro Verde do Século 21, a cidade “consegue mostrar que ter uma política de desenvolvimento consistente e de longo prazo traz efetivamente benefícios para toda a população e ao meio ambiente de forma equilibrada”.
Fruticultura Irrigada no Pólo Agroindustrial de Petrolina-Juazeiro
Após a criação do Pólo, os produtos da região ganharam valor, melhorando a vida dos trabalhadores e fazendo com que o cultivo seja mais vantajoso que atividades como criação de gado e plantação de soja. Petrolina é o segundo maior centro vinícola do Brasil, lá estão os maiores produtores de manga e uva do país.
Vacina contra dengue produzida do feijão
Pesquisadores da Universidade Estadual do Ceará (UECE) desenvolveram uma vacina, utilizando “feijão de corda”, que combate quatro tipos de manifestação do vírus da dengue. Uma das vantagens da nova tecnologia é o baixo custo de fabricação.
Fundação Gaúcha de Bancos Sociais – Banco de Resíduos
O projeto visa propor ações que proporcionem a preservação do meio ambiente, gerando emprego e desenvolvimento econômico, através da redução e reciclagem de resíduos industriais gerados por empresas gaúchas. O lixo pode ser transformado em matéria-prima!
Clique aqui para baixar o Bright Green Book completo.
Foto: Reprodução.