Uma das maiores revoluções na forma de assistir televisão veio com o aparecimento das SmarTVs. Uma coisa incrível uma televisão grande, com imagem de altíssima qualidade e que de quebra, ainda acessa a internet via wi-fi. Bom demais para ser verdade, não é mesmo? Se nos dissessem há uns 10 anos que os aparelhores de televisão dos dias de hoje seriam capazes de coisas como reconhecer a voz do dono, a gente certamente riria e diria que isso era coisa de filme de ficção científica.
Mas o futuro chegou e hoje temos televisores cada vez mais modernos e com mais funções. Mas será que oferecem algum risco? Segundo um boletim publicado, a TV da Samsung pode ser que ofereça para os mais paranoicos.
Tudo começou quando um aviso inserido na política de privacidade da TV da Samsung caiu nas redes sociais. O texto confirmava a possibilidade de coleta de dados por parte do aparelho televisor. “Por favor, esteja ciente de que as palavras utilizadas nos comandos, mesmo que sejam informações pessoais ou confidenciais, serão gravadas e transmitidas a terceiros”, dizia o excerto. Pronto, foi o suficiente para começar uma verdadeira teoria do apocalipse.
Acontece que a TV da Samsung traz uma tecnologia que dispensa o uso de controle remoto, aceitando comandos de voz do usuário. Ele fala o que quer, a TV grava o conteúdo, processa, pesquisa e mostra na tela o que foi pedido, tudo em frações de segundos. Isso não é bem nenhuma novidade. Acontece que a TV não sabe diferenciar o comando de uma conversa, por exemplo, e pode acabar gravando algum bate-papo mais próximo do aparelho e enviando essa conversa para terceiros, como se fosse um comando de voz.
E o que isso quer dizer?
No pior dos cenários, se a Samsung parece não codificar as conversas ou comandos de voz, um hacker pode muito bem utilizar uma TV para espionar sua casa, por exemplo! E assim, saber o que acontece lá dentro e ouvir as conversas das pessoas. Gente, isso sim parece coisa de filme! E filme de terror, não acham?
Segundo a empresa, essa coleta de dados acontece apenas quando o recurso de comando de voz está ativado. E ainda assim, a Samsung declarou que não guarda ou vende qualquer informação coletada para terceiros. “O reconhecimento de voz do usuário, que permite controlar a TV sem o controle remoto, é uma característica de nossas Smart TVs que pode ser ativada ou desativada pelo usuário. O proprietário da TV também pode desligar o aparelho da internet a qualquer momento”, declarou um representante da empresa. Segundo a Samsung, todos os dados enviados pela empresa são criptografados. Ufa!
Vale lembrar que outra empresa que também sofreu com rumores do tipo foi a Apple. O sistema Siri, espécie de assistente pessoal que está presente nos iPhones, também podem captar, coletar e gravar dados e conversas próximas.
Estaremos sendo vigiados por algum grande irmão da vida real ou tudo não passa de paranoia? O que vocês acham?
Fotos: Reprodução