No início desta semana, o Programa de Novas Dinâmicas do Envelhecimento, apresentou um estudo feito por pesquisadores do Reino Unido, que afirma: Os brasileiros ficam mais felizes conforme envelhecem!
A pesquisa, feita entre 2002 e 2008 por uma reunião de cinco conselhos de pesquisas britânicos, visava estudar o impacto do crescimento econômico e das políticas sociais dos países em desenvolvimento na vida de seus cidadãos da terceira idade.
Este resultado também foi constatado na África do Sul! Os pesquisadores afirmaram que quanto mais idosos, mais felizes são os sul-africanos! “Frequentemente se presume que as pessoas vão ficar mais pobres e mais infelizes com a vida conforme elas envelhecem, mas na África do Sul e no Brasil é o oposto que acontece”, diz Armando Barrientos, diretor de pesquisas do Instituto Brooks de Pobreza Mundial, da Universidade de Manchester.
Ao comparar os dados de 2008 com os de 2002, o número de idosos que se declarou satisfeito aumentou. Os cientistas acreditam que isso tem a ver com a melhoria tanto nas condições econômicas dos dois países, como nas políticas sociais.
Vários idosos por aí, levam vidas mais ativas e saudáveis do que muitos jovens, não é? A velhice pode sim ser uma experiência extremamente positiva e feliz!
Foto: Reprodução