Aprenda a aumentar as vendas do seu empreendimento quando só se fala em crise

Comportamento|Dicas|Trabalho

Não é de hoje que a palavra “crise” aparece em todos os noticiários e nas conversas do dia a dia. Entretanto, enquanto uns passam o dia se lamentando e comentando que tal e tal empresa fechou outras pessoas estão faturando mais do que em outros tempos. Isso acontece porque segundo especialistas, diante do atual cenário econômico do País, com contenção de gastos em diversos setores e consequentemente a diminuição dos postos de trabalho, o brasileiro está deixando de lado o desejo de ser empregado para se tornar empregador, investindo em ideias para montar seu próprio negócio.

O No Pátio mostrou em outra matéria que dados da última pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM), divulgada na semana passada pelo Sebrae, revelam que de cada dez brasileiros adultos, quatro já possuem ou estão envolvidos com a criação de uma empresa. E se você faz parte do time que está cansada de choramingar pelos cantos e deseja mesmo é se destacar no mercado e alavancar suas vendas, confira as dicas que separamos para você.

Crise 2

– Acredite no seu produto

A primeira pessoa a comprar seu produto deve ser você mesmo. Se nem mesmo o próprio vendedor acreditar na solução que o produto tem para oferecer, com certeza será muito difícil fazer com que alguém acredite nele.

– Evite atropelos

Pode parecer óbvio, mas não é apenas em épocas de crise que muitos empreendedores passam por cima do planejamento e tomam decisões mal pensadas. Agir por impulso, simplesmente reduzindo preços, sem estudar o cliente ou adotar qualquer estratégia, pode trazer resultados catastróficos em vez de solucionar o problema. Mas não confunda cautela com morosidade. Depois de decidido o caminho, uma implantação rápida pode ser um passo decisivo para o sucesso.

Crise 3

– Trabalhe no seu diferencial

Atirar para todos os lados pode acabar comprometendo o desempenho da sua empresa. Para potencializar as chances de sucesso, identifique o diferencial competitivo do negócio – como preço ou qualidade – e aposte nele. Também é fundamental entender o que o seu cliente busca.

– Seja entusiasmado, paciente e persistente

Não esqueça: você não é o único que está vendendo. Pense sempre que seu cliente já foi abordado por outros vendedores, então se você conseguir despertar o entusiasmo dele é com você que ele vai comprar. O ciclo de venda pode ser longo, dependendo do público-alvo e das características do produto ou serviço que você oferece. O importante é não tentar pular nenhuma das fases, você precisa se manter no domínio da venda. Acredite que você não está oferecendo apenas um produto, mas sim um benefício, uma solução para a vida de quem compra.

Também esteja preparado para não vender – mas sem deixar que as portas se fechem, se coloque sempre à disposição para retomar a conversa – e esteja pronto para começar tudo de novo. Lembre-se: um bom vendedor é, acima de tudo, alguém que gosta de criar e manter bons relacionamentos.

Crise: Para quem tem sabedoria ela pode ser uma oportunidade para se reinventar. Portanto, trate de seguir as dicas do No Pátio, descruze os braços e promova ações que despertem a atenção do seu cliente.

Fotos: Reprodução. 

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