Um docinho aqui, outro docinho ali. Quem resiste à tamanha tentação? É difícil encontrar uma pessoa que não goste de um bom doce. Muito menos alguém que negue uma sobremesa açucarada depois do almoço. Estudos mostram que a sensação de prazer que nos acomete quando comemos doces é devido a liberação de opioides (substâncias químicas naturais que proporcionam sensação de prazer). Aliás, prazer semelhante ao efeito químico das drogas, condicionando o organismo a ingerir mais açúcar, com o objetivo de conseguir o efeito prazeroso que ele proporciona.
A grande verdade é que apesar de possuírem muitas calorias, os doces nos proporcionam satisfação e prazer. Por isso, para quem se considera uma verdadeira formiguinha, mas não consegue ficar horas cozinhando delícias doces para os amigos ou família, o No Pátio listou cinco receitas que vão te surpreender tanto no sabor quanto na rapidez de preparo. Vamos ao que interessa? Confira e delicie-se!
BANANA CARAMELADA COM FAROFA DE PAÇOCA
Ingredientes:
2 bananas-prata;
1 colher(sopa) de açúcar;
1 colher(café) de canela em pó;
1 paçoca de amendoim;
1 colher(chá) de manteiga.
Modo de preparo:
1 Corte as bananas ao meio e cubra com açúcar e canela.
2 Aqueça a frigideira, acrescente a manteiga e adicione as bananas.
3 Não mexa até as bananas ficarem douradas; retire do fogo.
4 Sirva com a paçoca esfarelada por cima.
ROMEU E JULIETA
Ingredientes:
200 g de queijo mascarpone;
200 ml de creme de leite fresco;
1 pitada de sal;
200 g de goiabada cascão;
lâminas de amêndoas torradas a gosto.
Modo de preparo:
1 Misture o queijo mascarpone, o creme de leite e o sal e bata até atingir consistência de musse.
2 Prove o sal e, se necessário, acrescente um pouco mais. A musse deve ser ligeiramente salgada para contrastar com a goiabada.
3 À parte, derreta a goiabada cortada em cubos numa panela com 200 ml de água, em fogo baixo, até ficar cremosa e sem grumos. Espere esfriar.
4 Em uma taça, coloque uma camada de musse de queijo e outra de goiabada cremosa. Decore com lâminas de amêndoa torrada e sirva em seguida.
BRIGADEIRO DE COCO
Ingredientes:
1 lata de leite condensado;
1 e ½ colher (sopa) de manteiga com sal;
1 xícara (chá) de leite;
1 pitada de sal;
200 g de coco fresco;
50 g de chocolate branco;
1 xicara (chá) de leite de coco.
Modo de preparo:
1 Mesmo procedimento do tradicional.
2 Salpique com coco queimado para enfeitar.
SALADA DE UVAS CONGELADAS COM SORVETE DE IOGURTE E MEL
Ingredientes
1 cacho grande de uvas verdes sem sementes;
1 colher (sopa) de açúcar;
2 potes de iogurte natural integral;
3 colheres (sopa) de mel silvestre;
50 ml de vinagre balsâmico;
Folhas de menta fresca a gosto;
Folhas de manjericão a gosto.
Modo de preparo:
Com cuidado, retire as uvas do cacho. Leve-as ao freezer em um recipiente tampado por seis horas ou até que estejam completamente congeladas. Reserve. Coloque o iogurte em um filtro de papel e deixe o soro escorrer por uma hora. Passe o iogurte para o liquidificador ou processador, junte o mel e bata por 30 segundos. Despeje em um recipiente com tampa e deixe no congelador por uma hora ou até que a mistura esteja firme como sorvete, porém macia. Reserve.
Em uma vasilha, misture as uvas congeladas, o açúcar e o vinagre balsâmico. Aperte as uvas levemente com as mãos, para liberar seu suco, e deixe-as descansando por cinco minutos, até formar uma calda fria. Sirva um punhado das uvas congeladas com sua calda, folhas frescas de menta e manjericão e o sorvete de iogurte com mel.
CREME DE DAMASCO E CASTANHA DE CAJU
Ingredientes:
50 g de damascos;
5 ou 6 castanhas de caju sem sal;
2 bagas de cardamomo;
200 g de creme de leite;
200 g de leite condensado.
Modo de preparo:
Deixe os damascos de molho na água por uma hora ou até que fiquem amolecidos. Abra as bagas de cardamomo, retire as sementes e triture-as com um pilão. Triture os damascos, juntamente com as castanhas, no liquidificador. Adicione os outros ingredientes e bata por mais cinco minutos. Transfira para um recipiente e leve à geladeira por duas horas. Sirva gelado.
É ou não, uma verdadeira tentação esta matéria? A boa notícia é que se você seguir um cardápio balanceado, não há problema em comer doces eventualmente. Só não exagere na quantidade! E fique atento: os doces mais calóricos são os mais gordurosos, como o chocolate, leite condensado e chantilly.
Ah! E não esqueça: evite comer doces à noite, pois neste período nosso metabolismo está mais lento. Deixe para saborear seu docinho pela manhã, ou logo após a prática de atividade física.
Fotos: Reprodução.