O No Pátio sempre traz matérias que comprovam que viajar é uma fonte inesgotável de conhecimento e aprendizado. Afinal, viagens abrem a cabeça, desconstroem preconceitos, mostram diferentes formas de viver e pensar. Mas nada deixa os adultos mais apreensivos do que viagens com adolescentes.
Programar uma viagem em família com filhos adolescentes não é tão simples como planejar viagens com crianças. Quando eles são pequenos, o mais complicado é a logística da viagem: programar não só as atrações, mas os horários de soneca, carregar carrinho e mil e um apetrechos na bagagem, decidir o hotel por facilidades como cozinha equipada. Mas uma criança sempre vai gostar de passar bastante tempo com os pais, não importa muito o destino da viagem. Já um adolescente…
Quem tem filhos adolescentes sabe que uma semana longe dos amigos parece uma eternidade, que o celular é uma extensão dos dedos e que os programas em família nem sempre são bons o suficiente.
Como nessa “idade complicada” quase tudo é “um saco” ou “o maior mico” para eles, o No Pátio listou alguns truquezinhos para ajudar os pais a agradar o filho crescido, driblar a eterna insatisfação e vencer o grande desafio de não enlouquecer durante uma viagem em família com filhos adolescentes. Confira as dicas:
◊ Envolva seu filho desde o começo no planejamento da viagem
Peça para que ele faça pesquisas, informe-se sobre o destino e escolha programas que lhe interessem, como pontos turísticos, espetáculos, exposições…
◊ Determine um período (curto) para que ele possa se conectar com os amigos
Fique atenta ao fuso horário, caso esteja indo para longe. Assim, ele não fica em crise total de abstinência, mas não passa a viagem toda desconectado da família e imerso no mundo digital;
◊ Dê autonomia na medida do possível
Dependendo da idade (e se estiverem em um lugar seguro), ele pode fazer alguns trajetos sem um adulto por perto. Comprar o café da manhã, ir ao supermercado, ir numa loja, num museu…
◊ Estimule-o a tirar suas próprias fotos e fazer um “diário de bordo” da viagem
Dessa forma, ele faz os seus próprios registros, com o seu olhar e impressões sobre o novo destino.
O No Pátio quer saber: Que dificuldades você já enfrentou durante uma viagem em família com filhos adolescentes? Tem alguma estratégia para dividir com a gente?
Suas dicas vão nos ajudar a transformar essa matéria em um manual de sobrevivência para outros pais e mães de adolescentes.
Fotos: Reprodução.