Mais uma novidade para quem tem responsabilidade ambiental e pratica sustentabilidade. Um designer coreano, chamado Hoyoung Lee, criou a “Pencil Printer”, uma impressora a lápis. A novidade tem o objetivo de diminuir os impactos causados ao meio ambiente, decorrentes dos processos de impressão em papel. Mesmo com toda tecnologia que temos hoje, ainda é impossível diminuir ou erradicar o uso de material impresso e de impressoras.
Hoje existem diversos tipos de impressoras, quase indispensáveis para a maioria das empresas e que são fontes de poluição ambiental, pois consomem grandes quantidades de papel, tinta e energia. Por isso, algumas impressoras verdes (ecologicamente corretas) estão sendo projetadas e introduzidas no mercado, porém esses novos aparelhos ainda não foram adotados em grande escala, a ponto de fazer alguma diferença.
Pensando em resolver esse problema, ou diminuir, Hoyoung Lee desenvolveu esse projeto de impressora a lápis, que além de servir para impressão de texto, também serve para apagar o documento. Isso mesmo! A Pencil Printer usa borracha e restos de lápis, que geralmente ficam esquecidos em casa. O aparelho possui duas saídas, uma para impressão e a outra para apagar as informações impressas.
Como funciona? É simples. A impressora separa a madeira do lápis, usando o grafite para imprimir os documentos. Dentro dela existe um componente de borracha, permitindo apagar o texto da página e reutilizar o papel. Com o uso dessa impressora verde é possível economizar dinheiro, além causar menos danos ao ecossistema.
Foto: Reprodução.