Saiba em que casos o consumo do gengibre deve ser evitado

Comportamento|Dicas|Saúde

O gengibre é uma raiz poderosíssima, com várias propriedades terapêuticas e de uso medicinal milenar. Na luta contra os ponteiros da balança ele virou febre e faz parte de dezenas de dietas para emagrecer. Isso porque ele é um termogênico natural que acelera o metabolismo e ajuda mesmo quem quer perder medidas, além de ser um aliado contra as celulites e, de quebra, aumentar a imunidade e evitar doenças.

Entretanto, é preciso saber que para algumas pessoas ele pode não ser tão bom assim. Para saber se você pode consumi-lo, é preciso conhecer os riscos do gengibre antes de incluí-lo no seu cardápio.

GESTANTES

O gengibre contém poderosos estimulantes que podem provocar contrações prematuras e até um aborto espontâneo. Por isso, é recomendado por alguns médicos que as futuras mamães não consumam essa raiz. Essa recomendação é dada principalmente nos três primeiros meses de desenvolvimento do feto – por conta da possibilidade de aborto. Mas, mesmo depois disso, é preciso ter cautela para não desenvolver pressão alta na gravidez, que é chamada de eclampsia.

HIPERTENSOS

Quem tem pressão alta deve evitar a raiz, pois ela acelera o metabolismo e deixa os vasos mais dilatados, o que pode causar um descontrole da pressão arterial em quem tem a doença.

gengibre 2

PESSOAS QUE QUEREM ENGORDAR

Por reduzir o apetite e potenciar a queima de gordura, o gengibre é um ótimo aliado de quem quer emagrecer. Por esses mesmos motivos ele deve ser evitado por quem quer engordar.

PESSOAS QUE TÊM PROBLEMA DE COAGULAÇÃO DO SANGUE

O gengibre facilita a fluxo de sangue, o que seria um problema para quem tem distúrbios hemorrágicos. E isso pode ser ainda pior se o paciente toma remédios químicos, pois a raiz interfere no efeito das drogas farmacêuticas.

DIABÉTICOS

O gengibre ajuda a reduzir os níveis de açúcar no sangue. O problema é que se você já toma remédios controlados para equilibrar o açúcar no sangue – estamos falando de medicamentos como metformina ou similar -, o gengibre pode causar hipoglicemia. Portanto, se você é diabético e consome medicamentos para controlar a doença, é preciso procurar um médico antes de consumir a raiz.

gengibre 3

Para quem não está nessa lista de pessoas que devem evitar o gengibre a orientação dos nutricionistas é consumir algo em torno de dois pedaços de cerca de 3cm diariamente. Essa medida equivale a cerca de duas colheres de chá do gengibre ralado.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter