Entrar em um estado mental meditativo hoje em dia é uma das grandes maravilhas, mas é também um dos maiores desafios, pois, com tantos estímulos externos, acabamos nos esquecendo da possibilidade de nos desligar e entrar em contato com nosso mundo interior. E quando começamos a ter dificuldades para dormir, desenvolvemos insônia e outros distúrbios, como transtorno de ansiedade, depressão, e isso é sinal de que realmente estamos distantes do estado meditativo e da nossa presença.
Entretanto, você sabia que a meditação é uma grande aliada para reencontrarmos nossa paz interior e para nos ajudar a dormir bem e a relaxar? Para ajudá-la a soltar tudo o foi retraído durante o dia, sem perceber, o No Pátio revela alguns truques dos terapeutas holísticos Bruno Gimenes e Patrícia Cândido, da instituição Luz da Serra. São dicas para quem quer aprender a relaxar e também dormir melhor. Veja:
→ Como meditar? Comece com o relaxamento
A meditação é primordial para todos os seres humanos, tanto como técnica de relaxamento quanto como uma prática imprescindível para sua saúde mental. Ela deve ser treinada como qualquer exercício de resistência: todos os dias, com disciplina e dedicação. Só se adquire um bom hábito ou se livra de um ruim com determinação e foco.
Quando tiver terminado tudo o que precisava fazer antes de dormir, sente-se na cama com as costas eretas. Lembre-se do seu dia, faça um pequeno resumo mental, ou até aproveite esse breve momento para escrever – se você gostar, pode até iniciar um diário. Aceite o seu dia do jeito que ele foi, e aceite que não há nada a fazer senão dormir e recarregar as energias para o próximo dia.
Seja grato por tudo de bom que aconteceu, inclusive as pequenas coisas. Transforme os acontecimentos mais difíceis em aprendizado, e agradeça por eles também. É muito importante vibrar de forma positiva antes de dormir.
→ Relaxamento através da atenção na respiração – para relaxar, basta respirar!
Para começar a relaxar, respire profundamente vinte vezes e não imagine nada, pois qualquer estímulo pode alimentar ainda mais sua mente. Sinta cada parte do seu corpo e o ar entrando e saindo dele. Depois concentre-se nas sensações que o ar provoca ao passar por um ponto abaixo de seu nariz. Sinta, persista em sentir o ar que sai e entra. Fique assim por pelo menos cinco minutos, e, se quiser, escute uma música suave e relaxante neste período.
É quase certeza de que muitos pensamentos virão tirar sua atenção do momento presente e lhe estimular a permanecer no piloto automático, mas não dialogue com eles, apenas concentre-se na sua respiração, e deixe-os ir embora como se fossem nuvens passando com o vento. Escolha não dar atenção aos pensamentos agora. Após uma revigorante noite de sono, tudo será resolvido por prioridades e com muita atenção.
Com o tempo de prática todos os dias, você verá que a meditação vai melhorar sua concentração, sua disposição, sua capacidade de lidar com suas emoções. Não desista nunca! Você merece ter uma noite de sono de qualidade, e essas dicas vão ajudar muito a alcançar esse objetivo.
Fotos: Reprodução.