Como você viajava antes de ter filhos? Você era daquelas que jogava uma mochila nas costas e ia sem rumo, ou você era uma executiva organizada que tinha a sua mala de rodinhas pronta, com porta documentos, passagem e passaporte sempre arrumados?
Viajar, seja sozinha ou com a família, geralmente é um momento de muita alegria. Porém, quem já tem filhos sabe que o ato de viajar de avião pede certa atenção e planejamento, para que não se torne estressante para a criança e nem para os pais.
Avião tem um espaço limitado e a família estará rodeada por pessoas estranhas. Por isso, a viagem de avião exige paciência por parte da criança – que, dependendo da idade, poderá ter dificuldade para entender isso. A boa notícia é que há maneiras sutis de preparar a criança para essa “aventura”, bem como de distraí-la durante o voo. Algumas dicas simples podem ajudar (e muito) esse momento a ser mais tranquila para pais e filhos! Veja:
◊ Prepare de maneira divertida a criança para a viagem de avião
Quando sentir que é o momento de falar sobre a viagem, faça isso de forma tranquila e aproveite para incluir no dia a dia da criança brincadeiras que envolvam o assunto. Pode-se brincar de avião, assumir o papel dos comissários de bordo, do piloto, simulando o que pode e o que não pode ser feito no avião.
◊ Leve brinquedos e jogos interessantes
Não há como escapar, os brinquedos serão os melhores aliados na hora de distrair a criança. Mas vale lembrar: “qualidade” é mais importante do que “quantidade” nesta hora. O fundamental é levar brinquedos ou jogos interessante, que irão entreter a criança e não milhares de coisas que, no fim, nem serão usadas.
◊ Não se esqueça de levar itens essenciais para a criança
Tudo bem que os pais já estão acostumados com as necessidades dos pequenos. No entanto, é bom lembrar de consultar a empresa aérea, pois muitas oferecem facilidades, inclusive com relação à alimentação. Se o seu filho já é grandinho, por exemplo, não deve faltar água, uma ou duas trocas de roupa, agasalho, lencinhos higiênicos, cobertor (a referência dela na hora de dormir) e alguns livrinhos que ele goste.
◊ Estimule a criança a levar sua própria bolsa
Dependendo da idade da criança, pode ser interessante fazê-la carregar sua própria bolsa de mão, com alguns itens úteis dentro: lencinhos, agasalho… Isso economiza espaço em sua bolsa e faz com que a criança se sinta “grande”, “responsável”, o que poderá entretê-la por mais alguns minutos. Porém, vale destacar: não se deve exigir que a criança se responsabilize por coisas importantes.
◊ Estimule as crianças a andarem um pouco antes do voo
Enquanto espera o avião, uma boa dica é estimular a criança a andar um pouco com vocês pelo aeroporto. Afinal, no voo vocês já ficarão sentados por horas, o que pode incomodar a criança. Mas isso não significa “cansá-la”, bom senso é fundamental.
◊ Estimule a imaginação da criança
Uma ideia válida é falar para a criança sobre a presença de um policial do avião que fica de olho em todas as crianças e em como elas estão se comportando. Partindo disto, pode-se inventar várias histórias. Claro que isso não significa “amedrontar” a criança, mas sim estimular sua imaginação, mantendo-a entretida por mais um tempo.
Com planejamento, segurança e paciência, a viagem de avião com a criança tem tudo para dar certo. Mas lembre-se: Acima de tudo é preciso ter paciência, já que se trata de um evento totalmente fora da rotina dos pequenos.
E você, tem mais alguma dica para acrescentar em nossa lista? O que você costuma fazer para tornar o momento menos estressante para seu filho durante a viagem de avião? Conta para a gente…
Fotos: Reprodução.