4 coisas que você precisa saber sobre os primeiros dias do bebê

Comportamento|Dicas|Pais e filhos

Nove meses de espera, enjoos, pés inchados, compras de enxoval até que, finalmente, você tem o seu bebê nos braços. Mas como serão os primeiros dias dessa nova vida juntos? Entre choros, amamentação e fraldas, não é fácil saber exatamente o que é certo fazer, sobretudo para as mamães de primeira viagem.

Haverá sempre uma abundância de incertezas – isso é apenas uma das alegrias da maternidade – mas saber alguns importantes fatos pode ajudar a tornar os preciosos primeiros dias do bebê muito mais suave. Então, para ajudar você a superar aquele frio na barriga do começo, listamos aqui algumas dicas.

1- MUDANÇA DE AMBIENTE

Seu bebê está muito mais alerta após as primeiras 48 horas. Enquanto você estiver no hospital, o bebê ainda estará muito sonolento. Após um parto normal, você provavelmente vai ir para casa depois de dois dias e, de repente, o bebê vai acordar, perceber que ele deixou o útero, e que está com muita fome. Segundo alguns pediatras, muitas vezes isso é um verdadeiro choque para os novos pais. Afinal, o bebê era muito calmo no hospital e de repente ele está acordado e chorando.

2- ALIMENTAÇÃO

Nos primeiros dias do bebê a alimentação não pode ser espaçada com três horas de intervalo. Você leu provavelmente que o seu bebê deve comer cerca de oito vezes dentro de um período de 24 horas. O que muitos dos novos pais não sabem é que essas oito mamadas nem sempre são uniformemente espalhadas por todo o dia (e noite). Ao invés disso, o bebê pode agrupar os momentos para se alimentar. O bebê se alimenta várias vezes com algumas pausas curtas, e pode, em seguida, aguentar um período mais longo antes da próxima refeição. Portanto, entenda que é muito cedo para se preocupar com horários. Pode alimentar o seu bebê sempre que ele tiver fome.

primeiros-dias-do-bebe-2

3- SAÚDE

Seu bebê vai espirrar e soluçar muito. Espirros de bebês minúsculos são adoráveis, mas também pode ser preocupante no caso de alergias. No entanto, na maior parte das vezes, eles são completamente normais. “Os bebês não sabem como assoar o nariz e ainda há líquido amniótico que eles precisam para limpar pelas vias aéreas. E antes que você entre em pânico, tenha em mente que para os bebês superestimulação pode ser algo tão simples como acordar ou comer.

4- MUITA CACA

Sua obsessão com cocô começa desde o primeiro dia. Você vai rapidamente tornar-se a mãe que fala, pensa, sonha e consulta o Google sobre cocô todos os dias. Muitas mães amamentam e pensam que o seu bebê está tendo diarreia, mas provavelmente o cocô será mole no início. Isso porque, de acordo com os pediatras, o leite materno acelera o trânsito através dos intestinos. É uma coisa boa, no entanto. É como se seus corpos se livrassem da bilirrubina.

primeiros-dias-do-bebe-3

Apesar dos primeiros dias do bebê nem sempre ser uma fase tranquila, acredite ou não, você vai sentir saudade até das noites em claro com o pequeno no colo. Porque é verdade, sim, que as crianças crescem rápido e cada etapa é diferente. Por isso, o apoio e carinho do parceiro, de familiares e amigos são essenciais para ajudá-la a não desanimar e a se sentir querida.

Depois disso, basta reler nossas orientações sempre que bater e dúvida e lembrar que você não está sozinha.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter