A rede social mais famosa do mundo não poderia ficar de fora das ações a favor da preservação do meio ambiente. Foi anunciada a parceria do Facebook com a empresa Opower e a agência National Resources Defense Council (NRDC), para lançar, em 2012, um aplicativo que irá incentivar a economia de energia. Os usuários do aplicativo poderão publicar seus gastos caseiros com energia elétrica, podendo comparar os índices de uso, alem da possibilidade de trocar dicas para a diminuição do consumo.
A iniciativa usará ferramentas poderosas das empresas envolvidas, com o objetivo de fazer com que os usuários economizem energia elétrica, causando assim menor impacto ao meio ambiente. De acordo com a revista Cool Grenn Magazine, serão realizadas também competições para encorajar e esclarecer os usuários sobre o tema. Com o grande alcance que tem o Facebook (800 milhões de pessoas), o aplicativo irá incentivar rankings globais entre os participantes dos concursos.
Segundo a empresa NRDC, ações de melhor uso de energia podem trazer economias de U$ 700 bilhões, somente nos Estados Unidos. O que está sendo mais difícil para atingir esse objetivo é fazer a conscientização dos usuários. Estudos constataram que o consumidor médio americano gasta apenas seis minutos por ano pensando em seu consumo de energia. As empresas envolvidas na execução da ideia do aplicativo esperam poder conscientizar a população mundial sobre o tema desperdício de energia, podendo assim trazer benefícios ao meio ambiente.
Foto: Reprodução.