Todo mundo sabe que a preservação do meio ambiente tem se tornado cada vez mais um foco de preocupação para a sociedade. O processo de conscientização vem acontecendo, de maneira morosa, é verdade, mas a mudança pode ser vista quando o consumidor final começa a mudar seu comportamento e verificar o que o rótulo do produto diz sobre o fabricante e restringe o seu consumo a produtos e serviços ecologicamente corretos.
Nesse contexto, conceitos de sustentabilidade são aplicados rotineiramente e o mercado está preocupado em oferecer produtos que não agridam o meio ambiente. Entretanto, uma avaliação feita pela organização Proteste Associação de Consumidores constatou que algumas empresas ainda tentam seduzir seus clientes com falsos apelos ecológicos.
Através da pesquisa foram detectados alguns produtos suspeitos de utilizar ações de marketing que enganam consumidores quanto às práticas ambientais da companhia ou quanto aos seus benefícios ambientais. Conheça alguns deles:
〉 Ypê Lava-louças:
Rotulagem destaca conter tensoativo biodegradável, como se fosse um diferencial do ponto de vista ambiental. Ao comparar o produto com equivalentes de outras marcas, como a Limpol e a BioBrilho, foi observado que ambas possuem o mesmo ativo em sua composição, mas declaram isso sem chamar atenção;
〉 Sacos de lixo Embalixo:
Declaram ser feitos de material reciclado, mas não informam a porcentagem relativa à quantidade de material reciclado na composição;
〉 Guardanapos de papel Carrefour:
Informa ser 100% de fibras naturais, o que já é comum a este tipo de produto e não cabe ser usado como diferencial para a escolha do consumidor. Ainda assim, as fibras, apesar de naturais, não representam nenhum tipo de benefício ao meio ambiente.
〉 Fósforo Paraná:
Utiliza o termo “Ecológico” em destaque e declara como diferencial não ter enxofre em sua composição, quando outros fósforos no mercado também não têm (exemplo: Fósforos Fiat Lux). Além disso, alega utilizar madeira reflorestada sem apresentar selo de certificadora ambiental, como o FSC ou Cerflor.
〉 Papel higiênico Personal:
Apresenta um símbolo com o termo “Ajuda a preservar o meio ambiente” sem fornecer nenhuma outra informação que justifique este fato. Diferente do produto da marca Neve, que especifica no rótulo alguns dos processos de produção do papel e como faz para de fato preservar a natureza.
Existe uma tendência de que o consumo de produtos e serviços ecologicamente corretos se torne cada vez mais praticado pelas pessoas, pois elas passaram a se preocupar mais com a qualidade de vida e assim com o meio ambiente. Mas, enquanto esse dia não chega, não dá para ser enganado por empresas que falsamente passam uma imagem de ecologicamente corretas e positivas para seus consumidores, não é mesmo?
A maioria dos fabricantes citados na pesquisa reconheceu que precisa realizar ajustes em suas embalagens, sobretudo ao que se refere a oferecer informações mais fidedignas e detalhadas aos consumidores.
Estamos realmente de olho nos produtos e serviços ecologicamente corretos! Qualquer suspeita o No Pátio divulga para você.
Fotos: Reprodução.