Dezembro já se aproxima e com ele todos os preparativos para a ceia natalina! Comidinhas deliciosas e super esperadas o ano todo já tem sucesso garantido! Claro, a castanha não poderia ficar de fora dessa lista. Geralmente são bem mais consumidas nesse período, mas os o que muita gente não sabe é que a castanha deveria fazer parte do cardápio o ano todo! O valor nutricional e os benefícios que ela traz a saúde são enorme e, pensando nisso, o No Pátio mostra os motivos para que a gente afirme que “castanha é tudo de bom”. Não tem perder!
Segundo pesquisas, os principais tipos de castanha surgiram na região européia dos Bálcãs e do Cáucaso, há quase 4 mil anos. Primeiro, a maravilha foi incorporada a alimentação dos orientais e só depois a dos ocidentais. Com tantas vitaminas, minerais, gorduras insaturadas e polisaturadas não era para menos que a castanha fizesse tanto sucesso!
As primeiras receitas com a castanha surgiram nos mosteiros! Isso mesmo! Inteiras ou moídas faziam parte do preparo dos alimentos. Depois do Renascimento, a castanha ficou mais famosa e passou a ser vista até como um item sofisticado! Melhor exemplo de sofisticação que o marrom glacê – doce francês, que leva castanha portuguesa como um dos ingredientes – não há!
Grande parte das castanhas são super ricas em vitaminas C e do complexo B. Fósforo, ácido fólico, cálcio e uma boa quantidade de potássio também fazem da castanha. No hemisfério Norte elas fazem sucesso no inverno e no Sul, durante o período de festas natalinas.
Claro, nada de exageros! Moderação é a palavra chave na hora de apreciar a castanha. Afinal de contas, elas são super calóricas! Sabe quantas calorias tem dez unidades da castanha do Pará? 273!
Fique por dentro de mais algumas:
10 unidades de amêndoas: 129 calorias
10 unidades de castanha-de-caju: 166 calorias
10 unidades de nozes: 184 calorias
10 unidades de pistache: 40 calorias
10 unidades de castanha portuguesa crua: 194 calorias
Castanha-do-pará:
Atenção, mulherada! Para retardar o terrível envelhecimento precoce, nada mais saboroso que consumir castanha-do-Pará. Isso mesmo! Como consequência, previne também o Alzheimer. O bom funcionamento da tireóide também é um dos benefícios desse tipo de castanha.
Castanha-de-caju:
Para combater doenças cardiovasculares, reduzir o açúcar no sangue e ainda ajudar e muito no processo de emagrecimento, que tal incorporar a castanha-de-caju na sua dieta? Manter a saúde em dia desse jeito é maravilhoso!
Castanha-da-Índia
Além de ser anti-hemorrágica, adstringente e anti-inflamatória, é vasoconstritora e previne varizes. Boa notícia para as mulheres, a castanha-da-Índia aumenta também a resistência capilar!
Depois de tantos benefícios, nada mais justo que planejar pratos da ceia de natal usando a castanha! Então, anote duas receitinhas que o No Pátio escolheu para você!
Creme de camarão com castanhas-do-Pará
Ingredientes:
2 tomates sem pele e sem sementes, picados
1 cebola média picada
1 pimentão verde picado
2 colheres (sopa) de azeite
1 dente de alho amassado
1/2 kg de camarões pequenos limpos
2 tabletes de caldo de Legumes
1/2 maço de cheiro-verde, amarrado
1 litro e 1/2 de leite
1/2 xícara (chá) de farinha de tapioca
1/2 xícara (chá) de castanhas-do-pará picadas
Modo de Preparo
Bata o tomate com a cebola, o pimentão e 1/2 xícara (chá) de água no liquidificador e reserve! Aqueça o leite e doure o alho. Em seguida, acrescente os camarões, os temperos, o cheiro verde e o caldo de legumes. Deixe cozinhar em fogo médio durante cinco minutos. Coloque o leite e espere ferver. Agora é o momento de colocar a farinha de tapioca e mexer até que o caldo engrosse. Prontinho! É só se deliciar!
Mousse de castanha de caju
Ingredientes:
2 latas de leite condensado
2 latas de creme de leite
200g de castanha de cajú picadas grosseiramente e toscada
3 ovos
Modo de Preparo
Cozinhe as 2 latas de leite condensado e quando estiver frio, abra e coloque em uma panela. Depois leve ao fogo.Bata as 3 gemas peneiradas e junte com o leite condensado ainda no fogo. Mas, faça isso em fogo baixo.Depois que estiver frio, acrescente as castanhas e, aos poucos, o creme de leite sem soro. Misture até ficar homogêneo. Agora bata as claras em neve e coloque tudo. Deixe na geladeira de um dia para outro.
Nunca é demais lembrar que a data de validade deve ser um dos principais critérios para a escolha da castanha. Observe também o estado da pele, que deve estar bem brilhante e intacta! Nada de cortes ou furos! O cheiro também deve ser bom. Para armazenar em casa, prefira os locais secos e arejados. Ah! Uma boa dica para que não fiquem rançosas é não amassa-las. Guarde-as bem soltas.
Fotos: Reprodução