Seu filho é tímido? Veja dicas para ajudá-lo a se soltar

Comportamento|Dicas|Pais e filhos

“Ele é tão quietinho, não dá trabalho nenhum!”. Se você já ouviu seu filho ser elogiado assim muitas vezes por professores ou parentes é bom saber que embora a inibição não seja um problema, a timidez excessiva dificulta que uma criança se desenvolva plenamente e diminui a possibilidade de que ela cresça um adulto confiante e seguro. Por esse motivo, o Pátio Hype listou algumas dicas para ajudar os pais a diminuir a timidez dos filhos.

Sabemos que cada pessoa tem o seu próprio modo de ser e não precisa se encaixar em nenhum padrão de comportamento. Mas saber detectar a tempo uma criança tímida e dar-lhe ferramentas para que ela possa construir com maior eficácia uma comunicação interpessoal saudável, com toda certeza irá ajudá-la a ser mais ativa e esperta no convívio social.

♦ Cuidado com a superproteção

Não há mal algum em querer proteger os filhos e cuidá-los, mas proteção em excesso não é saudável. Portanto, se você exclui seu filho de brincadeiras e atividades que ele, naturalmente, teme por envolver outras pessoas trate de mudar o seu comportamento e estimule-o a participar. Se ele pedir a sua presença, diga que ficará até que se sinta mais à vontade

♦ Incentive o diálogo

Converse com o seu filho logo após um episódio em que ele não se sentiu confortável para falar. Pergunte “O que aconteceu quando aquele homem disse “oi” para a gente? Você se sentiu desconfortável?”. Você também pode oferecer alguns conselhos para ajudá-lo da próxima vez. Se a criança não quiser dizer “oi”, pode sugerir que ele acene ou somente sorria.

♦ Pratique interação social

Uma criança com timidez excessiva deve ser gentilmente introduzida ao convívio social. Encoraje-o a fazer suas próprias solicitações e escolhas e evite que ele faça uso de outra pessoa para isso. No restaurante, por exemplo, deixe que ele faça o pedido de toda a família ao garçom. Se tiver dificuldade no começo, ajude-o e, aos poucos, deixe que ela conduza. No fim da refeição, permita que pague a conta.

♦ Estimule a aproximação de outras crianças

Ensine-o e o estimule a dividir seus brinquedos com outras crianças, proponha atividades que envolva a participação de mais pessoas da idade dele e trate as outras crianças pelo nome. Isso proporcionará maior aproximação e dará ao seu pequeno a base de como ele deve tratar as outras pessoas.

Nos primeiros encontros é interessante que você participe das brincadeiras, isso vai ajudar o seu rebento saber como se comportar e o deixará menos intimidado.

Se você perceber que esses procedimentos não deram resultado e que o seu filho continua com uma  timidez excessiva, não demore em procurar a ajuda de um profissional. Pode ser um pediatra, psicólogo ou psiquiatra infantil. O importante é iniciar a investigação das possíveis razões desse comportamento retraído.

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter