Organize sua Vida – Dicas para ter uma casa mais sustentável

Comportamento|Dicas verdes|Vida Sustentável

Quem não deseja deixar para seus filhos e netos um mundo bonito, que mantenha a salvo todas as suas espécies e toda a sua diversidade? Sabemos que um lugar sem poluição e com “pulmões verdes” é o que garante a nossa existência e, claro, nosso equilíbrio e futuro. No entanto, o que fazer para colocar em prática o conceito de sustentabilidade e assim prejudicar menos o planeta?

Para praticar a sustentabilidade é necessário se atentar para detalhes que fazem a diferença e impactam positivamente a preservação do meio ambiente. Por isso, o Pátio Hype selecionou dez dicas que vão fazer você incorporar atitudes que vão tornar sua casa mais sustentável.

♦ Economize energia

Quantas vezes já fizemos isso: Deixar a TV no modo de espera, com o indicador vermelho aceso, ou o computador, ou o console de jogo? Ou o que dizer daquelas noites em que deixamos o celular carregando? Ou deixamos o roteador de Wi-Fi ligado quando não estamos em casa, ou estamos dormindo? Fazemos isso muitas vezes, e isso implica em um gasto em nossa fatura e também em uma forma de causar danos ao planeta, tendo em vista que milhões e milhões de pessoas cometem o mesmo erro.

♦ Economia ainda mais a água

Assim como é importante economizar energia elétrica, para ter uma casa mais sustentável e preservarmos o planeta é fundamental economizarmos água. Por isso, não desperdice água! Deixe as torneiras abertas somente quando você realmente precisar. Se possível, utilize um sistema de captação de água de chuva. A água da chuva não é potável, mas pode ser utilizada na lavagem de carros, descarga de vasos sanitários, irrigação de jardim.

♦ Invista em plantas no ambiente

Além de decorar o ambiente, as plantas são ótimas em renovar o ar e desintoxicar o interior de casa. A Hera, o Clorofito, a Jiboia e o Lírio-da-Paz são algumas das plantas que mais purificam o ar.

♦ Diga sim a reciclagem 

Separe o lixo orgânico do reciclável, dividindo este último por tipo: plástico, papel, vidro e metais. Descarte o lixo eletrônico – pilhas, baterias, etc. – em lixos apropriados. Sacolas de plástico e papel são descartáveis, por isso é melhor reutilizá-las quando fizer suas compras ou usar sacolas de pano. Mas não adianta separar o lixo dentro de casa e depois descartá-lo todo misturado. Informe-se com a prefeitura de sua cidade sobre os horários e os roteiros de coleta seletiva.

♦ Diga não aos descartáveis

Prefira o uso de materiais reutilizáveis. Use talheres, copos e pratos de louça. Além de os descartáveis gerarem lixo, eles demoram para a se decompor.

O Brasil já é o quarto país do mundo com o maior número de obras certificadas por sustentabilidade, atrás apenas dos Estados Unidos, China e Emirados Árabes Unidos, segundo dados do Green Building Council Brasil (GBC). No entanto, essa prática ainda é adotada predominantemente em empreendimentos comerciais.

Tudo bem que nem sempre é possível investir altas quantias de dinheiro para adaptar nossas casas para tirar o máximo de proveito dos recursos naturais. Mas com as dicas que trouxemos nesta matéria você viu que para ter uma casa mais sustentável basta um pouco de boa vontade e mudança de hábitos.

 

 

 

Fotos: Reprodução. 

Inscreva-se na nossa newsletter