Alguém já viu alguém dirigindo uma motocicleta, de apenas uma roda, pelas ruas da cidade? Pois isso não é ficção! Um engenheiro mecânico, chamado Christopher Hoffmann, criou uma inovação dos modelos de motocicletas. O modelo, chamado de Ryno, possui apenas uma roda e um motor totalmente elétrico. Hoffmann precisou de cinco anos para produzir a Ryno e fazer todos os ajustes necessários para o uso.
A maior dificuldade do projeto era desenvolver uma técnica para que a moto pudesse fazer curvas, já que possui apenas uma roda. Para isso, foram instaladas barras laterais que, ao serem pressionadas, permitem que a moto vire à direita ou esquerda. Testes mostraram que não é fácil manusear o equipamento em curvas fechadas. Um dos benefícios da Ryno é seu tamanho reduzido, o que facilita estacionar em qualquer lugar e também ocupa pouco espaço no trânsito.
Como em uma moto tradicional, para se equilibrar no veículo quando parado, é necessário colocar os pés no chão. A moto é equipada com um pneu de 250 de largura e pesa apenas 56 quilos. Quanto custa? As primeiras versões produzidas estão custando cerca de 25 mil dólares e já há pessoas na fila de espera. O criador do modelo espera conseguir popularizar uma versão da Ryno, com capacidade de rodar 30 quilômetros com a mesma bateria portátil, por 4 mil dólares. Será que essa nova forma de transporte poderia funcionar aqui no Brasil?
Fotos: Reprodução.