Que sexo é bom quase todo mundo sabe! É uma troca de energias, de fluidos, de sentimentos, de tanta coisa que descrever a sensação fica até difícil. No entanto, para algumas mulheres, relaxar e viver esse momento da melhor forma é complicado algumas vezes e isso acaba gerando um certo desconforto devido a falta de lubrificação. Daí, em casos em que isso ocorre com certa frequência o casal pode recorrer aos produtos artificiais. Porém, a escolha de lubrificantes nem sempre é tão fácil devido a grande variedade de sugestões no mercado.
De acordo com a sexóloga do site de relacionamentos C-date, Carla Cecarello, algumas pessoas usam opções que não são adequadas para lubrificação e fazem uso de algumas substâncias que podem causar infecções. “Esses produtos podem tornar a região íntima mais propícia a infecções”, afirma a sexóloga. Entre os produtos que podem ou não ser usados como lubrificantes Carla Cecarello aponta cinco itens que são muito comuns durante o ato sexual, mas que você precisa saber se deve ou não usar. Saiba quais são!
1 – Saliva
A saliva é viscosa, mas não desliza o suficiente para substituir lubrificantes artificiais. Além disso, facilita a ‘entrada’ para transmissão de doenças;
2 – Creme corporal
Usar hidratantes na região intima é completamente prejudicial à saúde, pois causa inchaço e irritação generalizada
3 – Óleo de coco
Apesar do óleo de coco ser conhecido como altamente nutritivo e hidratante, não deve ser utilizado na hora H. Por ser um óleo contém substâncias que podem interferir no látex da camisinha deixando os parceiros suscetíveis a doenças sexualmente transmissíveis (DSTs).
4 – Vaselina
“É uma substância bastante escorregadia. Mas, não deve ser usada para melhorar a lubrificação íntima, já que sua base é de petróleo e pode causar infecções”, evidencia Carla Cecarello.
5 – Manteiga
Não é indicado utilizar produtos comestíveis na região íntima, pois pode causar infecções e alergia.
→ Riscos do sexo com pouca lubrificação
O sexo sem lubrificação pode ser dolorido tanto para a mulher quanto para o homem, além de provocar uma ardência. Depois da relação sexual a mulher pode sentir um grande incomodo na vagina e no baixo ventre, chamada de barriga. Portanto, fique atenta e cuide da saúde!
Fotos: Reprodução.