Já está em fase de testes o ônibus híbrido da Volvo para o Brasil. A previsão é de que ele comece a circular já em 2012.O Hibridus da Volvo, pode gerar uma redução no consumo de combustível em até 35%, e uma diminuição das emissões de poluentes entre 80% e 90%, comparado com motores a diesel. Mais silencioso que os convencionais, o veículo é movido a diesel ou a aletricidade, polui menos o ar, evita o uso de combustíveis não renováveis e têm suas baterias recarregadas por energia produzida nas frenagens.
Os veiculos híbridos consistem justamente no fato de gerarem sozinhos a energia necessária para se locomover, além de ter uma tecnologia mais moderna de acelaração, controle de freios e velocidade. A tecnologia híbrida ainda é nova no Brasil, mas já existe desde 1908. Produzidos na fábrica da Volvo em Curitiba, é a primeira vez que a empresa irá usar a tecnologia dos ônibus híbridos fora da Suécia, numa parceria com as empresas Metra e Eletra.
O projeto é para ônibus com dois motores, um a diesel e outro elétrico, que funcionam em paralelo ou de forma independente. Ao arrancar com uma partida silenciosa acionada pelo motor elétrico, o ônibus híbrido da Volvo funciona até os 20 km/h. O propulsor a diesel só é acionado se o ônibus ultrapassar a velocidade dos 20 km/h. Quando o veículo está parado, seja no trânsito ou no embarque e desembarque, o motor a diesel é desligado para economizar combustível.
Esse tipo de tecnologia, mostra que só com ações de engajamento que mesclem sustentabilidade ambiental e também econômica, e investimentos de iniciativa pública e privada, é que será possível reverter o quadro em que não só o Brasil, mas também outros países em expansão vivenciam hoje: altos índices de emissão de gases de efeito estufa. Para além disso, é preciso um compromisso de toda sociedade com práticas mais sustentáveis. E você, quais têm sido suas ações?