De acordo com uma pesquisa realizada por estudiosos nas fundações Age UK, do Reino Unido, e AARP, dos Estados Unidos, o cérebro está em constante mudança e é necessário estimulá-lo a mantê-lo vivo, caso contrário ele morrerá mais cedo do que você pode imaginar. Essa frase é do neurocientista argentino Facundo Manes, doutor em ciências pela Universidade de Cambridge e reitor da Universidade Favarolo, de Buenos Aires.
Pode-se dizer que é um fato muito curioso de saber. Então, a equipe Hype separou seis dicas recomendadas por esses pesquisadores, que chegaram em conclusões de como fazer o seu cérebro viver melhor e incentivá-lo a essa ação.
Dá só uma olhadinha nessa lista e as explicações para cada atividade. É só mover esse dedinho para baixo!
1.Estabeleça metas e desafios
Quer alguns exemplos de como estimular metas e desafios intelectuais? Aqui vão alguns: ler, escrever e aprender algo novo melhoram as conexões do seu cérebro. Aprender um novo idioma, artes ou pesquisas são algumas atividades que você pode fazer para manter o seu cérebro sempre saudável. Desafie-o!
2.Usufrua da sua vida social
De acordo com os estudiosos, pessoas isoladas e que preferem estar sozinhas, morrem mais cedo do que as que aproveitam o contato diário entre os seres humanos. Então abuse dos seus laços afetivos, até porque o ser humano é um ser social e precisa estar em contato com outras pessoas. Plante laços afetivos profundos, eles causam bem-estar.
3.Identifique seus sentimentos
Ninguém é feliz o tempo todo, certo? É nesse momento que você deve identificar suas emoções. Se você está triste e sente vontade de chorar, chore! Se está com dor, lide com essa dor por completo. Não demonstre ser forte o tempo todo. A emoção, sentimento torna as experiências inesquecíveis e consolidam a sua memória. Por exemplo, ao perder alguém, você lembra exatamente o que estava fazendo quando recebeu a notícia, porém não lembra do dia anterior ou do dia seguinte.
4.Pense positivo
Em certos momentos você não consegue evitar os pensamentos negativos, porém algumas pessoas possuem mais pensamentos negativos do que outras. Se você se encaixa no segundo grupo, comece a praticar o pensamento positivo. Pois o pensamento ruim causa danos para o desempenho do seu cérebro.
5.Não abandone todas as atividades
Ao chegar em uma certa idade, você acaba apreciando o fato de não fazer nada, simplesmente acorda sem nenhum objetivo e assim segue os seus dias. Esse é um dos maiores erros do ser humano ao se aposentar. O cérebro deve estar sempre em atividade, você nunca deve deixar de fazer o que gosta, seja ter contato com pessoas, ler ou sair em uma noite de sexta-feira para tomar um drink. Mantenha seu cérebro sempre ativo, trabalhando.
6.Cuide da sua saúde
Não se pode esquecer dos conselhos clichês e essenciais: pratique atividades físicas e tenha uma boa alimentação. Além de estar sempre atento a sua saúde, fazendo exames frequentes e necessários para ter conhecimento do controle da pressão arterial, do colesterol, do nível de glicose na corrente sanguínea, do ácido fólico, vitamina B12 e sob controle do seu peso.
É, tá pensando que é fácil manter essa máquina saudável? Não é tão simples não. Mas com as dicas da equipe Hype fica bem mais simples, não é mesmo? hahah!
Fotos: Reprodução