Assim que vira o ano, todo mundo só pensa em Carnaval, certo? E foi nesse clima que o primeiro final de semana de 2018 rolou em Fortaleza. Em diversos pontos da cidade, os blocos de pré-Carnaval fizeram a alegria de quem não dispensa uma boa folia. E um dos mais conhecidos, animados – e disputados! – foi o Bloco Glitter.
No último sábado (06), o bloco reuniu uma grande concentração de foliões no Mercado dos Pinhões. Porém, a quantidade de pessoas foi muito grande, o que gerou uma série de transtornos para os envolvidos e, ainda, para quem mora ou trabalha no entorno do local.
A festa – que começou às 14h – reuniu um público muito maior do que o esperado. O resultado foi que o espaço interno do Mercado não foi suficiente para abrigar a todos. Logo, o espaço em torno mercado também foi tomado por foliões. Acontece que não havia segurança, agentes de trânsito ou banheiros químicos para atender a esta demanda. O resultado foi muita confusão, desorganização além de várias ocorrências de furtos, assédio e homofobia.
Em um comunicado oficial publicado no Instagram de um parceiro, os organizadores do Bloco Glitter anunciaram que não vão mais participar do circuito carnavalesco da cidade. Zé Filho, um dos organizadores do evento, conta que antes de realizar a festa, deu entrada em toda a documentação na Prefeitura.
Uma publicação compartilhada por @ahazando (@ahazando) em
Já a Secretaria de Cultura de Fortaleza (Secultfor) declarou que a festa acontecida no último sábado não fazia parte do ciclo carnavalesco oficial da cidade. Segundo informações, o ciclo teria início somente no próximo final de semana e que todos os blocos receberão o apoio e estrutura necessários para garantir a segurança e conforto dos foliões.
E agora? Será que o Bloco Glitter volta ao pré-Carnaval?