A equipe Hype já começa essa matéria compartilhando uma curiosidade com você. O pilates, antigamente, era chamado de contrologia e foi criado por Joseph Pilates, para ajudar na recuperação dos soldados feridos durante a Primeira Guerra Mundial. Pode acreditar!
E se você acha que o pilates age somente nos músculos do core, aqueles que dão sustentação e estabilidade para as regiões pélvica, quadril e lombar, ele vai além desses músculos. Os efeitos positivos relacionados a saúde do seu cérebro também estão entre os benefícios que o treinamento oferece.
Por isso, o Pátio Hype listou cinco vantagens ao aderir a essa prática. Quer saber mais? É só descer um pouquinho.
1.Foco
Ao praticar pilates, ao longo das aulas, você aprende a ficar atento às instruções. Os professores tendem a ensinar aos alunos a perceber sensações desenvolvidas em cada movimento, assim como coordenam os movimentos com a respiração. Por esse motivo, você aprende a viver cada momento, se mantendo no presente e totalmente focado na atividade.
2.Fortifica o corpo e a mente
Em 2015, o the Journal of the International Neuropsychological Society publicou um estudo em que pessoas que praticam treinamentos para fortalecimento, durante um ano, duas vezes na semana, passaram a ter melhoras na memória, redução de atrofia do cérebro e avanço na função executiva. O pilates é um treinamento de força e por isso resulta em benefícios para o cérebro.
3.Postura
Você sabia que manter uma boa postura ajuda no aumento da autoconfiança e da autoestima? Isso mesmo, o pilates, através do treino de fortalecimento, age nos músculos do core, o que faz com que os seus praticantes ganhem alinhamento corporal em seus movimentos e até na rotina diária. Algumas das vantagens de uma boa postura é a redução de dores nas costas, pescoço e nos ombros, além de atuar na saúde mental também.
4.Novas oportunidades
Ao aderir ao pilates, o seu cérebro irá se desfrutar sob as vantagens de aprendizado dos movimentos padronizados do pilates. Como? Bom, sempre que você inicia algo novo, você precisa de um esforço contínuo e o seu cérebro vai criar novas conexões, fazendo com que a sua capacidade cognitiva aumente.
5.Ótimas noites de sono
Não é novidade que praticar atividades físicas ajudam a ter boas noites de sono. Porém, quando se trata do pilates, ele envolve o corpo e a mente de diferentes formas auxiliando na limpeza da mente, relaxando e oferecendo bem-estar. Elementos fundamentais para o sono, não é mesmo? Para as pessoas de meia idade, em que a insônia passa a ser mais frequente, é uma boa dica, além de ter estudos que comprovam a melhora da qualidade do sono e a duração também, hein?!
E então, está convencida de como o pilates pode revolucionar a sua vida? Deixe seu comentário logo abaixo!
Fotos: Reprodução