Você já escutou falar do Yellow? Agora ele se chama Yubo, o app que permite que crianças a partir de 13 anos, exatamente a idade que não é aceita no Tinder, se cadastrem na rede social e deem “like” em alguém próximo ao usuário. Em seguida, se os dois combinarem, ou seja, os dois derem “like”, se tornam “amigos”.
Conhecido em vários sites como “Tinder para crianças”, o aplicativo está disponível para aparelhos Android e iOS e tem como slogan “make new friends“, traduzindo, faça novos amigos. Bom, para entender mais sobre essa plataforma, desliza mais um pouquinho.
O aplicativo
De acordo com as regras estabelecidas pela empresa por trás do Yubo, usuários entre 13 e 17 anos, não permanecem no mesmo grupo dos adultos e é necessário confirmar a permissão de um responsável para ter acesso a rede social. Entretanto, em um teste realizado pelo site da techtudo, nenhuma mensagem foi recebida ao realizar a inscrição como menor de idade. Vale ressaltar, que o acesso a plataforma não possui nenhuma complicação, super fácil de acessar.
No final do cadastro, nos termos de uso, é o único local em que aparece alertas em destaque. Porém, tudo está em inglês, como todas as opções do Yubo. Outras opções do app é que os amigos do Snapchat podem ser adicionados, assim como também é possível enviar fotos, vídeos, fazer streaming, entre outros.
Por essas razões, pais, responsáveis e autoridades contestaram a segurança da plataforma por medo de que as crianças possam estar vulneráveis a pessoas com más intenções, por exemplo, pedófilos. No Brasil as reações não estão sendo diferentes, muitos compartilhamentos estão acontecendo recentemente após a descoberta do aplicativo pelos pais.
Seja no Yubo ou em qualquer rede social, jogos, ou locais que facilitem o contato de crianças e adolescentes com outras pessoas, os pais precisam estar atentos e monitorando os filhos frequentemente, a todo instante. E então, você já tinha escutado falar sobre essa plataforma em algum lugar? Qual a sua opinião sobre o Yubo?
Fotos: Reprodução