O ano mal começou e já temos boas surpresas nas redes sociais: a onda da vez é a solidariedade na medicina! Sites como o Facebook estão cada vez mais engajados em ações de doações de órgãos, como fígados e rins. As cirurgias podem ser feitas entre pessoas vivas! É o caso do norte-americano Damon Brown de Seatle, Estados Unidos, que conseguiu usar o Facebook para encontrar uma doadora de rim!
O fato aconteceu da seguinte forma: o norte americano de 38 anos criou uma página no Facebook para ‘procurar’ doadores de rim enquanto esperava pelo transplante – E não é que a ideia deu certo! A página foi rapidamente divulgada por amigos e familiares e logo chegou a mais de 1500 pessoas, em pouco tempo, Damon recebeu a notícia de que havia uma pessoa para fazer a doação!
Já em Dezembro, depois de alguns exames, a operação foi aprovada e agendada. Damon receberá o rim de uma mulher que não era uma amiga muito próxima da família. “Ela disse que não era exatamente por mim. Era pelos meus filhos, porque eles merecem ter um pai por perto”, disse Damon, pai de dois meninos, um de três e outro de cinco anos!
E pelo que parece, esta ação não é inédita! Segundo April Paschke, porta-voz da organização United Network for Organ Sharing (UNOS). “Há cada vez mais pessoas a usar as redes sociais para encontrar dadores compatíveis” afirmou. Ainda segundo Paschke, isso tudo “É uma extensão natural da forma como comunicamos, tal como antes se usava os boletins nas igrejas ou os anúncios dos jornais”.
Bom, agora é torcer para que a cirurgia seja um sucesso e que este tipo de ação solidária multiplique-se pelo mundo e principalmente pelo Brasil!
Foto: Reprodução