Ninguém está a salvo de receber diariamente uma enxurrada de notícias ruins, que chegam por meio de jornais, revistas e pela Internet. Claro, nem só de notícias ruins são feitos os telejornais ou os sites especializados, mas as que possuem teor negativo sempre causam maior impacto.
O acúmulo de assuntos ruins gera consequências terríveis para o corpo e para a mente. Ansiedade, falta de motivação e tristeza são alguns dos sinais de que algo não vai bem. Todos esses sintomas podem evoluir para um quadro mais sério e gerar fobias ou depressão aguda.
Uma das primeiras medidas para evitar que a situação chegue a esse ponto é mandar o pessimismo para bem longe de você! Quer saber como? O No Pátio mostra algumas atitudes que você deve evitar:
Ou tudo ou nada
Não seja tão radical e procure sempre encontrar um meio termo. Quem vive nos extremos tem mais tendência ao sofrimento e mais chances de se machucar. Sabe quando alguém se sente amado ou adiado e não encara a simples situação de que um colega de trabalho não precisa morrer de amores para se dar bem com ele, e que isso não quer dizer que haja ódio?
Catastrofização
Evite projetar apenas o lado negativo das coisas, e fazer de tudo um verdadeiro dramalhão mexicano! É com ficar por dentro do que pode dar errado, mas é preciso também levar em canta os pontos positivos de suas ações e das situações que a vida apresenta a você!
Supergeneralização
Tomar decisões precipitadas sobre assuntos ou pessoas que você ainda não conhece é um dos caminhos mais fáceis para as frustrações e tristezas. Nada de julgar antes de ter condições para isso.
Argumentação emocional
Argumentação emocional é justamente ficar imaginando o que os outros estão sentindo como “minha amiga está calada porque não gosta mais de mim e não por estar cansada, com ela disse há pouco”. Deixe de imaginar como as pessoas estão se sentindo ou o que estão pensando.
Leitura mental
Isso é típico de quem não gosta ou não sabe dar espaço para que os outros falem. É preciso deixar as pessoas expressarem seus argumentos! Em uma conversa os dois lados tem direito a voz!
Personalização
Mania altamente destrutível de achar que tudo que acontece de ruim na sua vida, vem apenas para você e que ninguém mais do mundo sofre tanto assim! Calma com o drama! Nada de valorizar demais o sofrimento momentâneo!
Rótulo
Tendência a classificar as pessoas e não entender que para conhecer e dizer como alguém é verdadeiramente, é preciso de muito convívio! E, claro, o fato do seu amigo, namorado ou familiar ser de um jeito, não quer dizer que ele nunca poderá mudar!
Magnificação do negativo e minimização do positivo
Atitude de quem jura que ser positivo diante das situações não adianta nada! Isso, na grande maioria das vezes, é decorrente da ansiedade.
Fugir dos hábitos nocivos e buscar sempre uma vida mais com mais pensamentos e ações positivas é um dever de todos!
Fotos: Reprodução