8 dicas para aumentar a produção de leite materno!

Alimentação|Comportamento|Gravidez

Durante os seis primeiros meses de vida do bebê, ele só precisará se alimentar do leite materno. Pois é o suficiente para mantê-lo nutrido e com o sistema imunológico fortalecido. Outros benefícios da amamentação, é a proximidade da mamãe com o pequeno, fortalecendo ainda mais o laço entre mãe e filho.

Porém, o ato de amamentar pode vir a sofrer alguns problemas que dificultam a produção de leite materno. O que fazer quando, por exemplo, surgem rachaduras no seio da mamãe? Dicas para solucionar esse problema e outros impasses, você pode conferir logo abaixo. Dá só uma olhada!

1.Estresse

Situações de estresse ou que mexam com o seu emocional interferem diretamente na produção de leite materno. Portanto, evite e trabalhe o psicológico para não se entregar a momentos como esses, Ok?

2.Coma bem

Uma alimentação balanceada é fundamental para estar de bem com a sua saúde, assim como para a produção do leite materno também. Por exemplo, opte por alimentos ricos em minerais, principalmente em cálcio e fósforo, cereais integrais, leite e seus derivados.

3.Beba água

Você sabia que a água é o principal “ingrediente” do leite materno? Isso mesmo, a recomendação é que as mamães tomem no mínimo quatro litros de água por dia. Portanto, mantenha-se sempre muito bem hidratada.

4.Ensine o bebê a mamar

O ideal é que o bebê abocanhe toda a aréolado seio e não somente o bico, pois a sucção realizada de maneira correta, estimula a produção de hormônios. Por exemplo, a prolactina e a ocitocina, atuantes na produção do leite materno.

5.Uma mama de cada vez

Para impulsionar igualmente a formação do leite, coloque o bebê para secar todo o leite de um seio e só em seguida, ofereça o outro seio para que ele realize a sucção.

6.Amamente sempre que ele tiver fome

Quanto mais, melhor! Sim, quanto mais o seu bebê mama, mais o leite será produzido pelo seu corpo. Portanto, aproveite a fome do pequeno.

7.Cuide de seus seios

Quando o bebê mama corretamente, o seu seio não sofre com rachaduras, sendo algo positivo para ambos. Outras alternativas para manter os seios saudáveis é a massagem nos mamilos durante o banho. Use óleos naturais, como o de gergelim.

8.Mantenha a calma

Por fim, tenha esse momento como algo especial entre você e o seu bebê, aproveite e relaxe, leve em consideração a cumplicidade existente naquele momento entre vocês dois.

Qual das dicas acima você não conhecia? Compartilhe com a equipe do Pátio, o que você acha dessas dicas, é só comentar logo abaixo, hein?!

Fotos: Reprodução

Inscreva-se na nossa newsletter