E não é que o bruxinho mais amado de todos os tempos acabou virando alvo de uma polêmica para lá de bizarra? Já imaginaram que gostar de Harry Potter e das coisas e spin-offs ligados ao universo criado por J. K. Rowland poderia “abrir as portas” para que demônios tomassem conta de seu corpo? Pelo menos é isso que padres dos Estados Unidos andam afirmando! Na verdade, para eles, o combo “bebidas, pornografia e Harry Potter” seria o grande vilão dos exorcistas…
A “denúncia” foi feita pelo exorcista oficial da Arquidiocese de Indianápolis, padre Vincent Lampert. Em entrevista ao jornal britânico The Times, ele conta que “quando fui nomeado há 13 anos, provavelmente recebia cerca de 100 pedidos [de exorcismo] por ano. Agora recebo cerca de 1.700 pedidos por ano. Magia é o foco do indivíduo, ao invés de ser Deus”.
Na visão dele, os filmes e livros do bruxinho fizeram com que os americanos pensassem que toda magia é sombria. “[Harry Potter] encorajou a crença de que, de alguma forma, o poder está dentro deles. Mesmo dentro do mundo do exorcismo, a premissa seria de que Deus não é um espectador, Deus é o ator principal”.
E não pensem que essa é a primeira vez que o bruxinho é acusado de atrapalhar exorcismos não! Em 2016, dois padres também declararam que a obsessão das pessoas com o sobrenatural e a queda do que eles chamam de prática cristã tem feito com que mais e mais pedidos para que eles exorcizassem casas e parentes aumentassem.
Por fim, Lampert contou que, antes de ser submetido a um exorcismo, a Igreja exige que a pessoa passe por uma aviação médica completa. E dos 1700 pedidos de exorcismo que ele recebe anualmente, boa parte acaba desistindo após a avaliação.
Fotos: Reprodução