De acordo com cientistas, o cérebro busca por atividades repetitivas para acionar o piloto automático. Sendo assim, segundo os pesquisadores da Universidade de Duke (EUA), em torno de 40% das tarefas diárias são alimentadas intensamente por meio de hábitos desenvolvidos ao longo do tempo.
Portanto, se você não tem horário certo para levantar, organizar as atividades diárias ou ler os e-mails, significa que esse pode ser o problema da sua falta de produtividade. É necessário organizar, criar uma rotina e determinar rituais. Para saber mais, desliza!
1.Veja o que funciona para você
Observe o que faz bem para você e o que melhor se adapta a sua realidade. Por exemplo, se o CEO da empresa na qual você trabalha acorda às 4:00 horas da manhã, não quer dizer que você tem de fazer o mesmo. Entenda os fluxos do seu corpo e respeite os horários em que você se sente mais energético. Se você é mais produtivo pela manhã, não adianta insistir em trabalhar até meia-noite.
2.Proteja seu tempo
Analise em qual parte do dia você costuma estar mais tranquilo e com menos chances de ser interrompido por telefonemas, reuniões, redes sociais, entre outros. Essas distrações além de roubar tempo, atrapalham o foco e reduz a produtividade. As tarefas que precisam de mais atenção devem ser reservadas para os horários em que você pode dedicar-lhes total atenção.
3.Conheça seus rituais
Os rituais são os seus comportamentos repetidos (totalmente pessoais) que são parte de sua rotina e auxiliam no controle da falta de atenção. Por exemplo, tomar uma xícara de café, caminhar ou meditar por alguns minutos. O que você faz não é o mais importante, mas sim o que ela causa, como ao terminar uma tarefa ou parte do dia e sentir que está ótimo para a próxima. De acordo com estudos, esses comportamento repetidos ajudam no autocontrole e diminuem a ansiedade, tensão e o estresse.
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